Criado 1º clone de embrião humano: para regenerar órgãos e tecidos

experimento_clone
Comercial
Cientistas americanos afirmam ter criado, pela primeira vez, um embrião humano, por meio de clonagem, que vai servir pra regenerar órgãos e tecidos.
O método foi o mesmo utilizado na clonagem da ovelha Dolly, em 1996.
O estudo, publicado nesta quarta-feira na revista científica Cell, é de cientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, dos Estados Unidos.
No novo experimento, o material retirado de uma célula adulta é transplantado em um óvulo, cujo DNA havia sido retirado.
Criar células-tronco a partir de clonagem é mais fácil, barato e, especialmente, menos polêmico do que fazê-lo a partir de um embrião real.
Os cientistas, então, induziram os óvulos não fertilizados a se transformar em células-tronco embrionárias, por meio de um estímulo elétrico.
Aposta
Células-tronco são uma das maiores esperanças da medicina.
Isso porque são capazes de se transformar em qualquer outra célula encontrada no corpo humano, como um músculo cardíaco, ossos ou neurônios.
Na prática, elas podem ser usadas para curar os danos causados por um ataque cardíaco, ou recuperar um trauma em uma medula espinhal.
O novo procedimento, de usar células-tronco a partir de clonagem, ganhou elogios até mesmo dos mais conservadores, que são contrários à utilização em casos embrionários.
Para os cientistas este é um passo significativo pra desenvolver células que podem ser usadas na medicina regenerativa.