Jovem conta como emagreceu 40 kg sem fazer cirurgia de estômago

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Jovem conta como emagreceu 40 kg sem fazer cirurgia de estômago
marlon1|marlon3
Abandonar o clima das praias do Rio de Janeiro e viver perto das delícias do churrasco do Rio Grande do Sul contribuíram para o carioca Marlon Ribeiro, de 24 anos, engordar 40 kg em menos de um ano.
Ao se mudar para o frio de Porto Alegre, em 2009, o jovem largou os exercícios e passou a comer churrasco, chocolate e rodízios de pizza toda semana.
 “Saltei de 90 kg para 130 kg, fiquei inativo, não praticava mais esportes, andava sempre cansado e com vontade de ficar ‘jogado’, se possível comendo. Minha autoestima estava muito baixa, minha ansiedade em alta e meu ego ficou destruído entre um apelido e outro, até que resolvi mudar de vida no ano passado”, conta.

Após a vergonha de ver fotos suas, olhar-se no espelho e não conseguir mais usar as roupas que tinha, Marlon decidiu emagrecer.

Voltou a morar no Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2012.
Em agosto, matriculou-se em uma academia e contou com o apoio de amigos que entendem de exercícios e nutrição.
“A cidade, o clima e a praia influenciaram muito nisso. É uma mentalidade diferente. Quando você vê todo mundo jogando bola, fazendo esportes, quer fazer também”, compara o jovem, que, desde criança, passou por algumas fases magro e outras mais gordinho.
O carioca mudou seus hábitos alimentares, largou o refrigerante de vez e o álcool por seis meses.
 “Radicalizei geral no começo. Hoje sou mais feliz, saudável e achei uma profissão que realmente quero seguir”, diz.
Marlon começou o curso de educação física e já estagia em uma academia. Segundo ele, a prática de exercícios mudou sua vida para melhor, e a cada dia seu corpo fica mais forte e a mente, sã.
“Vou poder ajudar outras pessoas que passam ou passaram pelo mesmo que eu. Meu foco são alunos obesos, hipertensos, na terceira idade, em fase de reabilitação e outros grupos de risco”, revela.
marlon3
Dieta e exercícios
De uma rotina de nenhuma atividade física e zero noção do que seria uma dieta ideal – com refeições erradas, sem hora, e muita massa e brigadeiro de panela às 23h –, Marlon passou a fazer sete refeições por dia (duas líquidas e cinco sólidas) e dois treinos diários (corrida de manhã e circuito à noite).
Em dezembro do ano passado, começou a achar que o processo estava fazendo efeito.
“Hoje como carne vermelha duas vezes por semana, bastante carne branca, carboidratos de baixo índice glicêmico (batata doce e macarrão integral), salada, ovo e frutas. Já que agora quero ganhar massa, faço nove refeições diárias (duas líquidas e sete sólidas), incluí mais carboidratos e retirei um pouco as proteínas”, diz.
Com o tempo, Marlon também interrompeu a corrida e trocou-a por caminhadas três vezes por semana. Ele ainda tem feito musculação de cinco a seis vezes por semana, durante 40 minutos.
O resultado já apareceu na balança: o carioca tem hoje 86 kg, em 1,81 metro.
O número da calça baixou de 50 para 42 e a blusa XG virou M.
Segundo ele, mesmo tendo diminuído de 25% de gordura corporal para 13%, perdido a barriga e afinado bastante o rosto, ainda não dá para ficar satisfeito, pois sempre há alguma coisa para mudar.
“Quero ganhar mais músculos, com simetria. Mas já aprendi que o que eu quero eu consigo, nada pode me impedir, só depende de mim, da minha confiança”, destaca.
Com informações do G1.