Novo tratamento cura hepatite C: vírus desapareceu em 70% dos pesquisados

hepatite_remedios
Comercial
70% dos pacientes de hepatite C, que participaram de uma pesquisa com uma nova combinação de remédios, conseguiram se curar da doença.
O ensaio clínico foi feito nos Estados Unidos, pelo Instituto Nacional Norte-Americano das Alergias e Doenças Infecciosas.
A pesquisa era para analisar a eficácia e segurança de um medicamento experimental chamado “sofosbuvir”, tomado junto com o antiviral “ribavirina”.
E deu certo.
Depois de 6 meses de tratamento via oral, a taxa de cura chegou a 70%, ou seja, o vírus não foi mais detectado nesses pacientes, o que faz com que seja considerado uma cura.
Em nota, Shyam Kottilil, líder da pesquisa e principal autor do estudo disse que “esta descoberta é particularmente promissora”.
A novidade promete uma solução mais simples para a hepatite C, que uma doença hepática crônica.
Hoje os tratamentos podem durar um ano e usam injeções semanais de “interferon alfa”, combinado o “ribavirina” e outro antiviral, remédios que causam efeitos colaterais fortes incluindo depressão, sintomas de gripe e a anemia.
Já este novo tratamento foi bem tolerado pelos pacientes, segundo os cientistas.
O ensaio contou com a participação de 60 voluntários infectados com o tipo 1 do vírus da hepatite C, que não responde bem ao tratamento à base de “interferon”.
Detalhes do estudo aqui.
Com informações do Boas Notícias.