Vítimas de violência doméstica terão cirurgia plástica de graça

medico_1
Comercial
Mulheres que sofreram agressão domiciliar poderão fazer cirurgia plástica gratuita na rede pública.
A boa notícia vem de um projeto piloto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A expectativa é fazer em um ano cerca de 600 cirurgias e que a parceria se repita em outros estados, além de São Paulo, a partir de 2014.
As plásticas devem ser feitas em onze espaços públicos, de acordo com a entidade.
Entre 80 e 100 médicos foram mobilizados para participar do projeto.
O montante investido na iniciativa, financiado pela regional São Paulo da entidade, e o nome dos hospitais públicos parceiros ainda não foram divulgados. Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado da Saúde disse não ter informações sobre eventuais parcerias com o grupo.
Ajuda psicológica
Em parceria com a consultoria The Bridge Global, um serviço de call center formado por psicólogas ficará à disposição das mulheres.
Em um primeiro atendimento telefônico, o serviço fará um perfil da mulher e tentará comprovar a veracidade das informações transmitidas pela solicitante.
A questão socioeconômica não será critério de seleção, porém, a vítima deverá ser moradora da capital paulista.
Inscrições
O telefone para quem quiser se inscrever e fazer as cirurgias é 0800-7714040 , que vai funcionar das 8h às 20h.
De acordo com Leonor de Sá Machado, presidente da The Bridge Global, as fichas cadastrais das mulheres serão enviadas para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e depois, ela será indicada para um hospital do Sistema Único de Saúde mais próximo da casa dela, onde será operada.
“O programa vai agilizar o atendimento às vítimas de violência na rede pública de saúde. Depois de três semanas do primeiro contato, o programa volta a ligar para mulher e, se preciso, pode propor outro encaminhamento”, afirmou.
Longa espera
Uma emenda à Lei Maria da Penha, aprovada em 2010, dá o direito à mulher vítima de violência o direito a uma cirurgia reparadora pelo SUS, mas algumas aguardam há 2 anos por uma cirurgia reparadora.
“Essa mulher tem que deixar de se sentir de vítima. Ela precisa ser reintegrada urgentemente. Nós não vamos prejudicar os outros atendimentos, mas os médicos vão agilizar atendimento dessa mulher”, disse.
“Queremos contribuir para minorar o estado calamitoso que é esse quadro da violência familiar. Os números são estarrecedores e temos muito a contribuir nessa área”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib.
Vítimas
De acordo com dados da Secretaria de Políticas para Mulheres, a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil.
Em 49% dos casos o agressor é o próprio companheiro.
Em 21% das denúncias, o cônjuge é o agressor.
Ex-marido e ex-namorado responderam a 12% e 5%, respectivamente.
Com informações do G1.

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo