Cometa do século já está visível no Brasil: aparece de madrugada

cometa_ison_2|cometa_ison_1
Comercial
Fotos: Trappist
O cometa Ison, chamado de “o cometa do século”, já pode ser visto no Brasil.
Ele está aparecendo durante a madrugada, desde o começo o mês, mas agora entra na fase mais forte.
O fenômeno pode ser observado com uso de equipamentos não muito arrojados, como lunetas ou telescópios amadores.
Como ver
Para ver é preciso olhar para o leste, no fim da madrugada e estar em região escura, longe das luzes das grandes cidades.
O observador vai notar dois desenhos triangulares com a base voltada para cima.
Uma delas é a constelação de Leão, com o planeta Marte em uma de suas extremidades.
O cometa Ison estará visível um pouco abaixo deles, à direita da estrela denominada Porrima, próxima à constelação de Leão e ao desenho de “pipa” formado pela constelação de Corvo.
O cometa estará visível na mesma configuração nos próximos dias.
cometa_ison_1
O cometa do século
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou esta semana uma imagem feita na sexta-feira do cometa Ison.
O registro foi feito pelo telescópio belga Trappist, instalado em La Silla, no Chile, equipamento que monitora o cometa desde meados de outubro.
Foram feitas quatro exposições de 30 segundos cada – com filtros azul, verde, vermelho e infravermelho próximo.
É por isso que as estrelas ao fundo aparecem como pontos coloridos na foto acima.
O Ison está se aproximando do Sol e a radiação da estrela já causou duas “liberações” de gás, em 1º e 13 de novembro, que aumentaram seu brilho.
O cometa passa muito perto do Sol (a cerca de 1,2 milhões de quilômetros, menos que o diâmetro da própria estrela) e o calor fará ainda mais gás sublimar.
Alguns astrônomos preveem que ele possa ser o “cometa do século”.
Com informações da Veja e G1.

Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Família encontra tesouro enterrado no quintal de casa: moedas raras de ouro
Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo
Idosa que comprou piano com 84 anos, toca aos 92 e impressiona professor; vídeo
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo