Salário mínimo para dona de casa: boa proposta?

Foto: divulgacão
Nasce uma campanha para dar um salário mínimo para as donas de casa, que trabalham e muito dentro de casa.
Mais do que pagar pelos serviços prestados, o dinheiro será uma forma de dar independência financeira para impedir que mulheres deixem de registrar casos de violência doméstica por medo de perder sua renda.
A campanha, liderada por uma advogada e uma estrela de TV acontece na Itália, mas poderia ser copiada no mundo inteiro.
A advogada e ex-deputada federal Giulia Bongiorno (de óculos na foto acima) e a apresentadora de televisão Michelle Hunziker argumentam que muitas mulheres italianas não registram casos de violência que sofrem dos maridos porque são economicamente dependentes de seus cônjuges.
O salário seria pago pelo governo, ou pelos próprios maridos, no caso deles terem uma alta renda mensal.
Na Itália há um número estimado de 5 milhões de donas de casa.
“Quanto mais se valoriza as mulheres, mais se reduz a discriminação”, defende Giulia Bongiorno, que como deputada foi uma das responsáveis pela introdução de uma lei que pune a perseguição a mulheres.
Segundo ela, o medo de cair na miséria impede muitos registros de violência doméstica.
“É claro que vão ridicularizar a proposta e vão lembrar que o país está em crise”, diz Bongiorno. “Mas nós devemos nos perguntar: afinal, quais são as reais prioridades do governo?”
Outras mulheres criticam duramente a proposta e acusam Bongiorno e Hunziker de querer cimentar o tradicional papel da dona-de-casa que cuida do lar e das crianças.
“O que nós precisamos realmente são investimentos em creches e fundos para mulheres empreendedoras fundarem seus próprios negócios”, apontou a jornalista e blogueira italiana Giulia Innocenzi.
A violência contra mulheres continua sendo um problema grave na Itália.
Em 2013, 177 mulheres foram assassinadas no país, quase uma a cada três dias.
Segundo a associação Telefone Rosa, especializada no apoio de mulheres, em quase 80% dos casos, parceiros, cônjuges ou ex-maridos foram os autores dos crimes.
Com informações da BBC.

Governo zera impostos para frear preço do biodiesel e querosene; subsídio ao gás de cozinha
Cacau Show para fábrica por um dia e produz 1 milhão de ovos de páscoa para crianças em situação de rua
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Roberto Justus vai construir 5 mil casas populares no MS com tecnologia mais rápida e barata
Minha Casa Minha Vida: famílias com renda de até 13 mil poderão comprar
Supermercados brasileiros poderão vender remédios: lei sancionada
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video