Caminhar no frio emagrece e reduz diabetes

Foto: reprodução
Caminhar durante a manhã no inverno pode ajudar a combater o diabetes e a obesidade.
É o que mostra um estudo feito na Austrália.
Os cientistas descobriram que se uma pessoa é exposta a temperaturas de cerca de 19 graus, ela é capaz de regenerar a gordura parda – ou tecido adiposo marrom – em quatro semanas.
A gordura parda, também chamada de gordura de bebê, ajuda os recém-nascidos a manter a temperatura corporal.
Ela também pode queimar energia com maior rapidez do que a gordura comum ou branca, que armazena energia e provoca aumento da massa corporal.
O endocrinologista australiano Paul Lee, chefe da pesquisa, disse que esta descoberta pode ser uma das chaves para combater a obesidade.
“A gordura branca comum armazena energia, mas quando há muita, pode causar diabetes, hipertensão e uma série de distúrbios no metabolismo”, disse Lee à ABC.
“A gordura parda não armazena a energia, a queima, e é por essa razão que os animais que possuem muita gordura parda estão protegidos contra o diabetes, a obesidade e uma série de desordens metabólicos”.
A pesquisa
Para o estudo, Lee recrutou cinco homens em bom estado de saúde para que passeassem a cada noite, durante quatro meses, com temperatura era de 19 graus. Durante esse período a quantidade de células de gordura parda aumentou em 40%, assim como seu metabolismo acelerou.
Mas quando estas pessoas foram expostas a uma temperatura de 27 graus, a quantidade de células de gordura parda diminuiu e seu metabolismo ficou mais lento.
Apesar da temperatura representar uma chave no crescimento da gordura parda, esta por si só não garante a perda do sobrepeso já que isso requer um treino especial, explicou o médico.
“Se uma pessoa for colocada a curto prazo em um ambiente frio sem ser aclimado, seu corpo deverá trabalhar com maior força e potencialmente estimulará o apetite para compensar o estresse produzido pelo frio”, ressaltou o endocrinologista.
Lee recomendou sair pra caminhar durante as manhãs de inverno com um traje mais leve que permita sentir o frio para motivar a regeneração do gordura parda.
Com informações da Revista Galileu

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara