Transplante pode reverter Parkinson : esperança

Foto: DailyMail
O transplante de células de Dopamina, produzidas em laboratório a partir de células-tronco, pode reverter os danos no cérebro causados pela doença de Parkinson.
É o que revela um estudo publicado na revista científica Cell Stem Cell, na semana passada.
A doença é causada pela perda de células nervosas do cérebro que produzem dopamina, o que ajuda a controlar o estado de espírito e do movimento.
A pesquisa
No novo estudo, pesquisadores da Universidade de Lund simularam a morte de neurônios produtores de dopamina em um lado do cérebro dos ratos.
Depois eles, converteram células-tronco embrionárias humanas em neurônios que produzem dopamina.
Elas foram injetadas em cérebros dos ratos, e os pesquisadores encontraram evidências de que o dano foi revertido.
Testes em humanos
Não houve ensaios clínicos em humanos de neurônios com células-tronco derivadas, mas os pesquisadores prevêem testes para 2017.
Malin Parmar, professor de neurobiologia do desenvolvimento e regenerativa, disse:
“É um grande avanço e um trampolim para ensaios clínicos.”
O diretor da pesquisa, Arthur Roach, disse:
“Esta pesquisa é importante é um passo fundamental no caminho para nos ajudar a entender como as células-tronco podem moldar futuros tratamentos contra a doença.
É preferível células estaminais embrionárias uma vez que é mais fácil conseguir os números de células necessárias para o transplante.
Este estudo poderia ser um passo no sentido de ensaios clínicos em pessoas com Parkinson, mas ainda há muitas questões que precisam ser respondidas antes que possa ser testada em pessoas com a doença.”
Com informações do Daily Mail.