Pedalar retarda o envelhecimento: corpo e alma

Comercial
Foto: BN
Pedalar não faz bem apenas para o coração.
Um novo estudo britânico sugere que quem anda de bicicleta consegue preservar, com eficácia, as funções físicas que fazem com que o homem se sinta mais jovem por mais tempo.
“Andar de bicicleta ajuda não apenas a manter-nos alerta mentalmente, mas requer um uso vigoroso de vários dos sistemas fundamentais do organismo – como os músculos, o coração e os pulmões – que são necessários para manter uma boa saúde e para reduzir os riscos associados a numerosas doenças”, afirma Norman Lazarus, um dos autores do estudo do King’s College London e da Universidade de Birmingham, em Inglaterra.
O estudo
Os pesquisadores recrutaram um grupo de 125 amantes do ciclismo (84 homens e 41 mulheres) com idades entre os 55 e os 79 anos.
A intenção era estudar a forma como o processo de envelhecimento afeta o corpo humano e de compreender se é possível utilizar marcadores fisiológicos para determinar a idade de um indivíduo.
Todos os “ciclistas” amadores recrutados para o estudo, saudáveis e com um estilo de vida ativo, tiveram que pedalar uma distância mínima de 100 quilômetros em menos de seis horas e meia (no caso dos homens) e de 60 quilômetros em cinco horas e meia (no caso das mulheres).
Depois eles fizeram dois dias de testes laboratoriais no King’s College London, para ver a saúde cardiovascular, respiratória, neuromuscular, metabólica e endócrina.
Também foram avaliados os reflexos e a força dos músculos.
Resultado
O resultado do estudo, publicado nesta terça-feira na revista científica The Journal of Physiology, concluíu que, em todos os pesquisados os efeitos do envelhecimento estavam longe de ser evidentes.
Também foram avaliados os reflexos e a força dos músculos.
Resultado
O resultado do estudo, publicado nesta terça-feira na revista científica The Journal of Physiology, concluíu que, em todos os pesquisados os efeitos do envelhecimento estavam longe de ser evidentes.
Independentemente da idade todos conseguiam alcançar níveis semelhantes de funções musculares e pulmonares e uma capacidade de exercício idêntica.
Explicação
O oxigénio consumido durante a atividade física foi o fator que permitiu uma maior associação entre a idade biológica e o verdadeiro envelhecimento do organismo dos voluntários, mas, apesar disso, não permitiu identificar de forma concreta, a idade de nenhum indivíduo.
Com informações do Boas Notícias

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo