Ciência perto da cura de alergias e asma

Foto: BN
Boa notícia para quem tem alergia ou asma.
Cientistas descobriram mais de 30 novos genes que tornam as pessoas predispostas a ter alergia ou asma.
Alguns desses genes poderão ser utilizados no desenvolvimento de remédios para tratar os problemas. Remédios mais baratos que os tradicionais.
Os resultados do estudo – feito durante 10 anos pelo Imperial College London, na Inglaterra, cientistas norte-americanos, canadenses e suecos – por foram publicados na semana passada pela revista científica Nature.
Embora este anticorpo já fosse conhecido, só agora os pesquisadores conseguiram entender que genes o regulam, um avanço significativo.
A pesquisa
Depois ele analisaram seus níveis de glóbulos brancos para apurar se o processo induzia a mudanças na quantidade de IgE no sangue.
Em pessoas com asma esses genes tendem a ficar em sobreatividade, o que os leva a produzir uma maior quantidade do anticorpo, contribuindo para a acentuação dos sintomas.
Terapias mais baratas
O Imperial College London explica que alguns dos genes associados à IgE são conhecidos por codificar proteínas produzidas pelos eosinófilos, espécie de glóbulos brancos que promovem a inflamação nas vias respiratórias dos asmáticos.
Mas o grupo de novos sinais de ativação destes glóbulos brancos poderá permitir identificar em quais pacientes estas técnicas serão eficientes, antes de se iniciar a terapia.