Descoberta bactéria que regenera concreto

Foto: SeuHistory
Rachaduras em concreto podem ser coisa do passado.
Cientistas descobriram uma bactéria que ajuda a reparar estradas, rodovias e evita o gasto de enormes quantias em obras de manutenção.
Ela faz o concreto se autorregenerar.
O experimento foi desenvolvido pelo microbiologista Hendrik Marius Jonkers, da Delft University of Technology.
Como
Esta bactéria pode ser adicionada a um líquido, pulverizado sobre fissuras existentes formadas ao longo do tempo por desgaste.
A bactéria é normalmente encontrada nas proximidades de vulcões ativos e é misturada ao concreto junto com lactato de cálcio.
Quando as rachaduras aparecem no concreto e a água entra por ali, a bactéria “desperta” e começa a ingerir o lactato de cálcio e secretar calcário, que fecha as rachaduras.
As fendas são fechadas em até três semanas. Não há limite de comprimento da fenda para atuação do material “regenerativo”, no entanto a largura da fenda tem de ser até 0,8 milímetros, ou mais fina, para que o processo seja eficaz.
Vendas
Jonkers planeja lançar uma versão de pulverização no final deste ano, e lançar o seu concreto em 2016.
De acordo com ele, a solução com bactérias é perfeita para obras difíceis de manter, como edifícios subterrâneos, estradas ou plataformas petrolíferas.
As bactérias são especialmente adaptadas para ambientes extremamente alcalinos.
A equipe foi indicada para o Prêmio Inventor Europeu.
Veja como ela funciona:
Com informações do SeuHistory

Menina salva vida da mãe com mensagem na rede social
Meta lança óculos de grau com IA em parceira com a Ray-ban; novas funcionalidades
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Óculos com IA para pessoas com demência ajuda em tarefas diárias
Esvaziar do lixeira do WhatsApp libera memória e evita travar o celular; veja como fazer
Imposto de Renda 2026 terá restituição automática a quem não declarou; entenda
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video