Celíacos poderão comer massas: novo remédio

Foto: divulgação/Universidade de Alberta
Boa notícia para os celíacos, pessoas que são alérgicas ao glúten.
Um suplemento natural desenvolvido pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, poderá permitir que os portadores da chamada doença celíaca comam pão, massas e até cerveja, o que hoje é proibido no cardápio deles.
O remédio, criado pelo professor Hoon Sunwoo (foto acima) tem como principal ingrediente as gemas de ovos de galinha, que previnem a absorção da gliadina, um composto do glúten que as pessoas com doença celíaca têm dificuldade em digerir.
Como
“Este suplemento ‘cola-se’ ao glúten que se encontra no estômago e ajuda a neutralizá-lo, defendendo o intestino e limitando os danos causados pela gliadina”, explica Sunwoo, em nota.
“A nossa esperança é que esta solução possa melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doença celíaca e intolerância ao glúten”, acrescenta o investigador.
O suplemento, será vendido em comprimidos, depois do ensaio clínico a que será submetido no ano que vem, para apurar sua eficácia.
Caso se revele seguro e eficiente, poderá chegar ao mercado dentro de 3 anos.
“Este produto revolucionário tem potencial para oferecer maior liberdade à dieta dos indivíduos com intolerância ao glúten, bem como uma melhor qualidade de vida”, afirma Claire Perry, responsável do Vetanda Group, grupo parceiro do projeto.
Foto: BN
O que é
A doença celíaca é uma doença autoimune do intestino delgado causada por uma reação à gliadina, uma proteína do glúten presente no trigo, e a outras proteínas semelhantes de cereais como a cevada ou o centeio.
Entre os principais sintomas estão anemia, dores de cabeça, inchaço abdominal e o cansaço.
Com informações do BoasNotícias

Butantan amplia para 10 cidades a aplicação da vacina contra chikungunya
Polilaminina será distribuída pelo SUS, após aprovação da Anvisa, diz dra. Tatiana Sampaio
Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões