Cadeira de rodas barata vai ajudar crianças pobres

Fotos: divulgação
Cadeiras de rodas mais leves e bem mais baratas, criadas para tentar atender crianças com deficiência, de 5 a 9 anos, que deixam de ir à escola por falta de acessibilidade.
O projeto Wheelchairs of Hope (algo como Cadeira de Rodas da Esperança) quer vender para países pobres um modelo inovador do equipamento: uma cadeira de 10 kg ( o peso comum é de 17 kg), feita de plástico e que custa somente US$ 100 dólares (cerca de R$ 230) .
O criador Pablo Kaplan, argentino que vive em Israel, também se preocupou em elaborar um modelo moderno – há um leque de cores fluorescentes para alegrar as crianças. (foto abaixo)
A intenção é fazer com que elas se tornem independentes e não tenham um obstáculo para ir à escola.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aprovou os critérios de segurança da cadeira de rodas infantil.
A Unicef também demonstrou interesse em apoiar o projeto.
No site oficial, Kaplan declara esperar apoio dos países periféricos para disponibilizar profissionais de saúde que ensinem as crianças a usar corretamente o equipamento.
No mundo, calcula-se que 20 milhões de pessoas precisem de cadeiras de rodas e não tenham condições financeiras de comprá-las – 25% deste grupo são crianças.
Com informações da Revista Crescer e DeficienteCiente

Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Governo zera impostos para frear preço do biodiesel e querosene; subsídio ao gás de cozinha
Cacau Show para fábrica por um dia e produz 1 milhão de ovos de páscoa para crianças em situação de rua
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Roberto Justus vai construir 5 mil casas populares no MS com tecnologia mais rápida e barata
Minha Casa Minha Vida: famílias com renda de até 13 mil poderão comprar
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video