Harvard apoia aplicativo de brasileira de 23 anos

Foto: Reprodução Facebook
A estudante de Comunicação Jéssica Behrens, 23 anos, teve uma ideia empreendedora que começou com um exercício de desapego.
Ela decidiu se desfazer de um pertence por dia ao longo de um ano, seguindo uma sugestão encontrada na internet.
A ideia era viver com o mínimo necessário.
As dificuldades para pôr em prática essa filosofia de vida fizeram a estudante – que está prestes a se formar pela Universidade de Brasília (UnB) – perceber um mercado a ser explorado e lançar uma empresa com apoio da Universidade de Harvard.
“Percebi que não conseguia encontrar gente de forma rápida para ficar com minhas coisas. E eram coisas legais, não podiam ir para o lixo. Aí eu percebi que não existia uma forma rápida e fácil de conectar minhas coisas às pessoas que estavam precisando delas.
Um dia tive um insight. Pensei: ‘e se existisse um Tinder para produtos?'”, conta, referindo-se ao aplicativo de paquera online. No Tinder, o usuário visualiza fotos de outros interessados em se relacionar e seleciona potenciais parceiros.
O App
No Tradr, o aplicativo criado por Jéssica, as imagens são de produtos à venda.
A ideia começou a virar realidade quando ela comentou o assunto com um amigo.
A gente passou por um processo seletivo e foi aceito no Laboratório de Inovação de Harvard”, recorda Jéssica, que viajou para os Estados Unidos. A universidade cedeu a infraestrutura, e o grupo conseguiu patrocínio de um pequeno investidor.
Atualmente, o aplicativo, que está disponível há cerca de um mês em versão beta – para teste – tem 2,2 mil usuários.
A participação é gratuita e, de acordo com Jéssica, os desenvolvedores ainda estudam uma forma de monetização do aplicativo.
A ideia é continuar não cobrando dos usuários comuns. “A gente estuda fornecer um serviço de inteligência de dados para quem quiser ter uma conta premium. Por exemplo, a pessoa está colocando à venda um sapato vermelho e outro branco e a gente consegue mostrar a ela estatísticas de qual dos dois tem mais aceitação”, exemplifica.

Meta lança óculos de grau com IA em parceira com a Ray-ban; novas funcionalidades
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Óculos com IA para pessoas com demência ajuda em tarefas diárias
Esvaziar do lixeira do WhatsApp libera memória e evita travar o celular; veja como fazer
Imposto de Renda 2026 terá restituição automática a quem não declarou; entenda
Meta vai pagar R$ 5 mil para quem criar conteúdo no Facebook; veja como funciona
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video