Produtos orgânicos baratos! Que tal pagar R$ 1,50 pelo cafezinho expresso, R$ 0,80 pela torrada integral, ou R$ 1,60 se você quiser doce de leite para acompanhar? Tem mais: R$ 3,50 pelo quilo da banana… Barato não?
7 amigos montaram uma loja que vende produtos orgânicos e artesanais pelo preço do produtor. É o hortifruti do Chão, inaugurado no final de maio, em São Paulo, na Vila Madalena.
A casa também tem uma série de geleias, molhos, queijos e outros alimentícios artesanais na mercearia, além de bebidas, mudas de árvores frutíferas, plantas ornamentais e objetos de cerâmica.
O preço chamou a atenção da região e a demanda cresceu rápido. Tão rápido que, se você quiser pegar a feira de orgânicos, precisa chegar lá antes do meio dia para garantir.
Eles são uma experiência socioeconômica: querem, entre outras coisas, provar que é possível eliminar do preço final os custos do ponto de venda.
Para esclarecer o público desse funcionamento, o orçamento completo é exposto em um quadro negro, sobre o caixa, que também diz: “Nossa única fonte de financiamento são os frequentadores desse espaço”.
Os sócios apostam que, dessa forma, seus custos operacionais serão cobertos por contribuições espontâneas de quem apoiar a proposta da casa.
Os amigos
A preocupação política está na raiz da iniciativa, iniciada pelos amigos de infância Thiago Guardia e Fabio Mendes, ambos com 30 anos. Thiago estudou Marketing e Fabio, Filosofia.
Os dois trabalhavam juntos em uma clínica de saúde mental, onde desenvolveram durante alguns meses a ideia de transformá-la em uma associação sem fins lucrativos, mudando seu foco do business da doença para a promoção da saúde.
Seguiram até o momento em que ficou claro que a diretoria não toparia aquelas propostas. Foi quando decidiram criar um caminho próprio, onde pudessem testar hipóteses mais solidárias e menos focadas em lucro.
Logo no começo, essa ideia também agregou os amigos Vladimir Paternostro, engenheiro ambiental de 30 anos, e Carolina Morelli, 35, formada em Psicologia.
Durante o amadurecimento da ideia mais três amigos se juntaram: Luiz Fernando Schreiner, 31, formado em Engenharia Metalúrgica; Vitor Mortara, 28, com diploma em Letras; e Agatha Fernandes, 28, Ciências Sociais.
Sucesso rápido
Com poucos dias de portas abertas, uma cobertura da imprensa levou o Chão para os círculos de consumo consciente da Vila Madalena.
A demanda explodiu e eles se afogaram no meio da logística de abastecimento, como Thiago conta:
“Foi um erro não esperarmos tanta gente. Com a correria, nossa proposta política foi ficando para escanteio em nome de girar a mercearia, abastecer a feira e atender as pessoas bem”
Empresários comuns aumentariam os preços para surfar na onda e faturar, mas os 7 amigos não.
Eles decidiram reduzir os dias abertos do espaço.
A terça-feira ficou reservada para receber produtores, mídia e outros parceiros, além de abastecer os estoques e colocar a casa em ordem.
De quarta a sábado a casa abre para o consumidor.
Serviço
Hortifruti do Chão
Rua Harmonia 123, Vila Madalena – São Paulo.
De quarta a sábado das 10h às 20h
http://www.institutochao.org
Com informações do ProjetoDraft