Só Notícia Boa
Comercial

Biólogo refloresta sozinho margens de lagoa

Rinaldo de Oliveira
21 / 08 / 2015 às 00 : 00


Foto: AgênciaOGlobo

 O trabalho incansável de reflorestamento, feito por um biólogo apaixonado pela natureza, recuperou 20 mil metros quadrados de área às margens de Lagoa de Itaipu, em Niterói, Rio de Janeiro.
O resultado é que caranguejos e aves voltaram a frequentar mais o espaço.
Sozinho, o 
biólogo marinho Luiz Gonzaga plantou mais de três mil mudas.


História
Tudo começou em 2012, na beira do canal de Camboatá, onde vegetação está quase impenetrável. 

Comercial

Os esforços mais recentes também já mostram resultados: na beira do Rio João Mendes, que recentemente foi desassoreado pelo Inea, 300 mudas dão um tom verde à terra preta.

No último fim de semana, Gonzaga levou o manejo para um trecho da Lagoa de Piratininga.

Basta um olhar para ter certeza de que alguém cuida das mudas. Cada uma delas é coberta com uma garrafa pet que as protegem de serem comidas pelos caranguejos.

Quando as mudas crescem as garrafas pet são retiradas uma a uma. Caminhando entre plantas, o biólogo gosta de repetir que a natureza só precisa de um empurrãozinho para mostrar sua graça.

“Você começa, e as coisas avançam naturalmente. Aí voltam as aves, os caranguejos, os jacarés. Esse é o tipo de coisa que todo mundo pode fazer, e faz diferença”, disse Gonzaga ao O Globo. 

Apoio
A iniciativa, explica o biólogo, também serviu para impedir que o lugar virasse depósito de entulho e que lotes avançassem sobre área de reserva.

Como a Lagoa de Itaipu faz parte do Parque Estadual da Serra de Tiririca (Peset), Gonzaga informou ao parque sobre sua ação, e a recepção foi a melhor, a ponto de virar uma parceria.

Quando o biólogo planeja mutirões ou ações de educação ambiental, o parque entra com apoio de pessoal, transporte e material.

Com informações de OGlobo.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial