Biólogo refloresta sozinho margens de lagoa

Foto: AgênciaOGlobo
O trabalho incansável de reflorestamento, feito por um biólogo apaixonado pela natureza, recuperou 20 mil metros quadrados de área às margens de Lagoa de Itaipu, em Niterói, Rio de Janeiro.
O resultado é que caranguejos e aves voltaram a frequentar mais o espaço.
Sozinho, o biólogo marinho Luiz Gonzaga plantou mais de três mil mudas.
História
Tudo começou em 2012, na beira do canal de Camboatá, onde vegetação está quase impenetrável.
Os esforços mais recentes também já mostram resultados: na beira do Rio João Mendes, que recentemente foi desassoreado pelo Inea, 300 mudas dão um tom verde à terra preta.
No último fim de semana, Gonzaga levou o manejo para um trecho da Lagoa de Piratininga.
Basta um olhar para ter certeza de que alguém cuida das mudas. Cada uma delas é coberta com uma garrafa pet que as protegem de serem comidas pelos caranguejos.
Quando as mudas crescem as garrafas pet são retiradas uma a uma. Caminhando entre plantas, o biólogo gosta de repetir que a natureza só precisa de um empurrãozinho para mostrar sua graça.
“Você começa, e as coisas avançam naturalmente. Aí voltam as aves, os caranguejos, os jacarés. Esse é o tipo de coisa que todo mundo pode fazer, e faz diferença”, disse Gonzaga ao O Globo.
Apoio
A iniciativa, explica o biólogo, também serviu para impedir que o lugar virasse depósito de entulho e que lotes avançassem sobre área de reserva.
Como a Lagoa de Itaipu faz parte do Parque Estadual da Serra de Tiririca (Peset), Gonzaga informou ao parque sobre sua ação, e a recepção foi a melhor, a ponto de virar uma parceria.
Quando o biólogo planeja mutirões ou ações de educação ambiental, o parque entra com apoio de pessoal, transporte e material.
Com informações de OGlobo.

Padre doa tudo que tem em testamento e salva área ambiental: protegida para sempre
Fotógrafo flagra árvore cheia de araras-azuis no Pantanal; vídeo
Superflorada volta ao Vale da Morte: acontece a cada 10 anos; vídeo
Sai ranking dos carros mais econômicos e menos poluentes do Brasil
Água reaparece em rio após 8 meses de seca no PI e vídeo encanta as redes
Agricultor fura poço no quintal atrás de água e encontra possível reserva de petróleo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video