Células de fígado criadas em laboratório: diabetes

Foto: TVCiência
Após vinte anos de investigação científica, Ann Simpson, cientista da University of Technology Sidney(UTS), na Austrália, conseguiu desenvolver linhas de células humanas do fígado, capazes de desempenhar as mesmas funções das células dos ilhéus do pâncreas na produção de insulina.
A nova tecnologia foi comprada pela empresa de biotecnologia norte-americana, Nuvilex, que vai continuar a desenvolver estudos em torno destas novas células humanas produtoras de insulina denominadas de células ‘Melligen’.
Se tudo der certo, pacientes com diabetes tipo 1 e e dependentes de insulina poderão ter vida nova, longe das injeções diárias.
“Se formos bem-sucedidos, as pessoas afetadas com a diabetes tipo 1 vão ficar livres das injeções de insulina diárias, do uso de bombas de insulina, da necessidade constante de medir os níveis de glicose no sangue e de modificar as suas dietas”, afirma Kenneth L. Waggoner, CEO da Nuvilex.
História
A ideia de colocar células do fígado a produzir insulina à semelhança das células dos ilhéus do pâncreas surgiu há vários anos.
“Quando um feto se desenvolve, o fígado e o pâncreas formam-se a partir da mesma origem endodermal” disse Ann Simpson, em comunicado da UTS.
Por isso, segundo ela, seria lógico estudar o potencial de as células do fígado produzirem insulina.
A pesquisadora Ann Simpson afirma estar entusiasmada pela empresa de biotecnologia Nuvilex ter adquirido os direitos mundiais sobre esta tecnologia para comercialização no mercado global.
A empresa de biotecnologia vai usar esta nova tecnologia juntamente com um outro desenvolvimento de encapsulamento de células à base de celulose, para poder usar células produtoras de insulina encapsuladas que funcionem como um pâncreas bio-artificial e que libertam insulina no corpo de acordo com a necessidade do organismo.
Com informações da TVCiência

Butantan amplia para 10 cidades a aplicação da vacina contra chikungunya
Polilaminina será distribuída pelo SUS, após aprovação da Anvisa, diz dra. Tatiana Sampaio
Repórter cadeirante entrevista Dra. Tatiana Sampaio sobre a polilaminina e abraço emociona; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Paraplégico fica de pé pela primeira vez 1 mês após injeção da polilaminina; vídeo
Vacina contra dependência de crack e cocaína: Brasil vai começar testes em humanos
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões