Policial devolve pelo correio celular roubado no Brasil

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Policial devolve pelo correio celular roubado no Brasil
Foto: reprodução/Facebook

Um policial do Rio Grande do Sul deu um grande exemplo de honestidade para uma turista francesa.

Jade Thomassine teve seu celular roubado no centro da capital, Porto Alegre, em outubro de 2014.

Agora, praticamente 1 ano depois, ela recebeu o aparelho de volta pelo correio em sua casa, na França.

O responsável pela boa ação é um policial civil gaúcho, o escrivão Paulo Nunes, da 2ª Delegacia de Polícia, no bairro Menino Deus.

Ele pagou do próprio bolso o envio do aparelho para o exterior.

História

O roubo aconteceu durante um intercâmbio no final do ano passado. Um homem tomou das mãos da artista plástica francesa seu iPhone 5S, durante um passeio no Mercado Público municipal.

No mês passado Paulo Nunes identificou o aparelho de Jade em uma carga de telefones celulares roubados apreendidos pela Brigada Militar de vendedores ambulantes no centro.

O policial vasculhou o aparelho à procura de pistas que identificasse o proprietário.

Nas anotações do bloco de notas encontrou um número de telefone, que poderia ser brasileiro e um nome em português.

Ele ligou para um amigo brasileiro que Jade havia feito na capital gaúcha.

Como o homem não tinha o telefone nem o contato da francesa, o policial foi para o Facebook, onde levou 15 dias para achar a mulher e conseguir o endereço dela.

Ele pagou 70 reais e enviou o aparelho pelos correios.

A devolução

No dia 6 de agosto, Jade o citou em uma publicação no Facebook:

“Bom dia a todos. Uma pequena história que acalentou meu coração. Eu estive em Porto Alegre de outubro a janeiro. Uma viagem iniciática. Meu único contratempo material aconteceu com meu telefone. Eu fui roubada no Mercado Público, e os assaltantes o revenderam. Mas em uma reviravolta do destino a polícia de Porto Alegre desmantelou a rede. O senhor Paulo Nunes, com o apoio da Polícia Federal, me enviou meu telefone aqui para a França. E aqui estou eu com meu celular. Obrigada Paulo, obrigada polícia, obrigada Porto Alegre”, escreveu Jade em francês.

O texto foi acompanhado por fotos do embrulho com o endereço do remetente, a 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, e do celular recuperado.

“Não sabia que ia dar tanta repercussão. Estou acostumado a entregar aparelhos recuperados todo dia. Isso não é novidade nenhuma para mim. É o que se espera de um policial”, comenta Nunes sobre o episódio.

De 2014 até agora, ele diz ter recebido cerca de três mil celulares recuperados. Sozinho, tenta identificar cada proprietário para devolver o maior número possível de aparelhos. “Tento dar esse exemplo. Mas é trabalho de uma andorinha sozinha”, afirmou.

Para ele, o esforço vale a pena. “Por trás de cada celular existe um menino que foi saqueado, um empresário roubado, uma pessoa que trabalhou o dia todo e foi assaltada enquanto ia para casa”, justifica o policial.

Com informações do Bol