Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa
O motorista que vai ao drive-thru de alguma rede de lanchonetes comprar sua refeição rápida sabe como é fácil. Basta parar o carro em frente ao totem, esperar pelo atendente e falar para ele o seu pedido.
Agora pense como uma pessoa deficiente auditiva faria o mesmo? Aqui no Brasil o surdo não consegue.
Ele tem que parar o carro e entrar na lanchonete para fazer o pedido, torcendo que o atendente compreenda sua língua, a linguagem de sinais.
Nos Estados Unidos a rede Starbucks dá o exemplo. (vídeo abaixo)
Na loja está de St. Augustine, na Florida quando o cliente chega e não consegue se comunicar falando, a atendente aparece no canto da tela e começa a falar com ele na língua de sinais americana, o equivalente à Libras, Língua Brasileira de Sinais.
A maioria das pessoas sabe a linguagem de gestos porque fica na cidade a ‘Florida School for the Deaf and Blind’ – Escola da Florida para surdos e cegos.
Rebecca Rei gravou um vídeo mostrando como é bacana e revolucionário o atendimento, que deve ser copiado no mundo todo, inclusive no Brasil.
Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=rOQRklTPA8E