Patê de alho poró: chique, leve e muito fácil de fazer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Patê de alho poró: chique, leve e muito fácil de fazer
Foto: Vida de Cozinheiro||||

Por Mari Bontempo, do Vida de Cozinheiro, para o SóNotíciaBoa

Patê é sempre uma boa pedida para um lanche de fim de semana ou uma entrada rápida para um jantar de última hora… O de alho-poró, então, é curinga! Chique, leve e fácil de combinar com qualquer tipo de torrada ou biscoito.

Não tem segredo: é muuuuitoooo fácil de fazer! Sempre o faço quando estou reabastecendo minhas forminhas de gelo com o “Mirepoix” (caldo base de legumes) porque para o caldo só uso as folhas do alho…

patealhoporo4

patealhoporo2

Vamos, então, aos ingredientes:
– 1 talo de alho-poró tamanho grande
– 150 gramas de cream cheese
– um punhado de gergelim preto (Nunca pesei o gergelim. Sempre coloquei no “olhômetro”… A ideia do gergelim nem é dar gosto não. É só para deixar mais bonito mesmo…)
– azeite (só uso acidez máxima 0,2%) para refogar o alho-poró
– sal e pimenta do reino moída (na hora!) para temperar

Em uma panela, coloque o azeite e o talo do alho-poró picado. Você pode picar igual couve, bem fininho, dividindo o talo ao meio para os “fios” do alho-poró não ficarem tão compridos… Mas se você quiser picar igual cebola (corte brunoise) fica bom também.

patealhoporo3

Uns 5 minutos são necessários para refogá-lo. Você vai perceber que a consistência muda. Deixa de ser crocante e vai murchando… Esse é o ponto! Não acrescente água para refogá-lo, viu? É só azeite e o caldo que vai soltando do próprio alho-poró…

Feito isso, desligue o fogo. Hora de acrescentar o cream cheese, o gergelim, o sal e a pimenta do reino. Tudo ao seu gosto, bem no “olhômetro” mesmo. Sugiro na receita 150 gramas de cream cheese, mas se você gostar com mais queijo, fique a vontade para acrescentar mais.

patealhoporo5

Se quiser substituí-lo por requeijão (cuidado com a marca porque tem requeijão que é muito ralo…) ou por ricota, bom também!

Depois de misturado todos os ingredientes é só colocar o patê para gelar. Você pode mantê-lo na geladeira, em um pote hermeticamente fechado, por até cinco dias.

Com informações do Vida de Cozinheiro