Vídeo da lua de Natal imensa no DF viraliza nas redes sociais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vídeo da lua de Natal imensa no DF viraliza nas redes sociais
Foto: reprodução/LeoCaldas

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotícia Boa.

Um espetáculo natural, impressionante pela beleza, pelas cores, e pela precisão das imagens, já foi compartilhado quase 20 mil vezes e curtido por mais de 10 mil pessoas no Facebook.

É a imagem da lua cheia do Natal, imensa, alaranjada, passando ao lado da Torre de TV Digital de Brasília. Um momento para contemplar. (vídeo abaixo)

O trabalho belíssimo foi feito pelo professor Leonardo Caldas, de 39 anos. Ele é Astrofotógrafo amador e contou, em entrevista ao SóNotíciaBoa como conseguiu captar as imagens.

“Para essa foto estava a 23km de distância da Torre Digital, por isso esse tamanho descomunal em relação a ela. Utilizo basicamente dois programas para identificar as melhores posições para fazer as fotos. Um se chama Stellarium que mostra a posição dos astros em qualquer data e hora, e o Google Earth para identificar os locais onde essas fotos são possíveis”.

E os equipamentos?

“Usei 2 câmeras, uma Nikon D5300 – para fotos como as que publiquei nos dias anteriores – e para o Timelapse uma Canon x50, que é uma super zoom. Foram mais de 500 fotos de 1 segundo de exposição em sequência, depois juntadas no vídeo”, disse.
Vídeo sem truque
 
As imagens são perfeitas e incríveis. Alguns leitores da página do professor no Facebook chegaram a duvidar. Acharam  impossível a lua aparecer tão grande ao lado da Torre de TV Digital, que é gigantesca: tem 120 metros de altura.
Humildemente ele explicou que não houve truque de edição:
“A lua tem praticamente o mesmo tamanho (com variações imperceptíveis a olho nu quando da super-lua por exemplo) e o que varia é nossa distância do Objeto ( no caso a Torre). Se vc estiver perto da Torre, a Lua estará pequena e quanto mais distante, a Torre fica menor em relação a Lua. Estando a 23km da Torre e chamando num zoom absurdo vc terá essa visão”.
Leonardo Caldas é um apaixonado no lugar certo : “Muito do meu trabalho está baseado em aproveitar esse céu maravilhoso e nosso horizonte desimpedido de Brasília, junto aos lindos monumentos que temos. Nesse sentido busco ângulos onde as proporções dos astros contrastam com esses monumentos”.
Em 2015 a página dele bombou duas vezes: com o vídeo que contamos acima e com e superlua, gravada nascendo atrás do Congresso e vista da Torre de TV, na região central da cidade.
Assista aos dois grandes momentos:

Youtube tumbnail video

Youtube tumbnail video

Veja estes e outros trabalhos do Leo Caldas aqui: