Remédio para artrite mata câncer como o de Angelina Jolie

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Remédio para artrite mata câncer como o de Angelina Jolie
Foto: GettyImages

Uma droga usada para artrite reumatóide pode matar células de câncer de ovário em mulheres com a mutação conhecida como BRCA1.

A auranofina reduz as taxas de sobrevivência de células do câncer em 37 por cento, de acordo com um novo estudo de cientistas da Universidade de Plymouth, na Inglaterra.

O gene BRCA1 – apelidado de “gene Angelina Jolie ‘- resulta em quase 20 por cento dos casos de câncer de ovário.

O BRCA1 e BRCA2 receberam atenção generalizada após a atriz de Hollywood Angelina Jolie revelar passou por uma mastectomia dupla, depois de descobrir que ela tinha a mutação.

Mais tarde, ela retirou os ovários.

Motivo

Essas mutações aumentam o risco de câncer de mama e de ovário. Anteriormente pensava-se que a melhor maneira de tratar as células era por meio da quimioterapia.

Mas, cientistas da Universidade de Plymouth detectaram que genes BRCA1 têm “maior sensibilidade” para auranofina.

A descoberta pode levar a novas terapias para tratar o câncer de ovário.

Dr Dennis Yiannakis, um oncologista clínica no Plymouth Hospitais NHS Trust, acrescentou que os cientistas se concentram na investigação no campo de reparo do DNA e sua relevância para o câncer de ovário e pulmão.

Ele disse: “Este projeto está investigando o diagnóstico preciso de falhas em alta fidelidade de reparo do DNA e como manipulá-lo para o benefício terapêutico em pacientes. Esta é uma área emergente de potenciais formas de tratar estes tipos de câncer.”

Usar drogas como auranofina, para tratar o câncer, é altamente promissor porque estão prontamente disponíveis e as suas propriedades farmacológicas e toxicológicas já estão bem documentadas, garante o
Dr Awadesh Jha, da Universidade de Plymouth.

Com informações do Daily Mail