Pai pode tirar até 3 meses de licença-paternidade: onde?

Enquanto no Brasil a licença paternidade é de apenas 5 dias, na Suécia o país está incentivando o pais a ficarem pelo menos 90 dias em casa cuidando dos filhos.
Sim, a partir de 1º de janeiro deste ano a cota compulsória para homens foi aumentada para 3 meses.
Mas isso não é de hoje. Nos anos 1970 a Suécia começou a incentivar pais a tirarem tempo para ficar com recém-nascidos.
A ideia era que casais recebessem seis meses de licença por criança, divididos igualmente entre pai e mãe.
Homens, porém, tinham a opção de transferir dias para as mulheres – algo que a maioria fez.
Nos anos 90 quase 90% dos dias de licença ainda eram usados por mulheres.
Em 1995, o governo criou o que se pode chamar de uma “cota para papais”, alocando 30 dias compulsórios e que seriam perdidos caso não fossem usados. Sete anos mais tarde, o período foi estendido para 60 dias.
Em 2014 homens já eram responsáveis por 25% dos dias disponíveis para casais.
Atualmente, casais recebem, por lei, 480 dias de licença a partir do nascimento da criança. Nos primeiros 390 dias, quem optar por ficar em casa recebe 80% do salário, pagos pelo Estado.
Os 90 dias restantes são tirados com pagamento menor.
Experiências
Pelo Facebook, pais formam grupos para conhecer e encontrar outros também de licença. Enquanto as crianças brincam, eles aproveitam para conversar e trocar experiências, da mesma que forma que suas mães um dia fizeram.
A Suécia tem um dos menores índices de desigualdade de gênero do mundo, segundo uma classificação do Fórum Econômico Mundial.
O país está na quarta posição entre os cinco melhores países – o Brasil aparece apenas em 85º lugar na lista de 145 nações.
Niklas Logfren, porta-voz do equivalente sueco ao Instituto de Previdência Social, diz que uma distribuição igualitária do tempo passado com os filhos nos primeiros dias de vida tem benefícios a longo prazo.
As autoridades suecas acreditam que, se o ritmo de impacto das reformas implementadas desde 1974 for mantido, homens e mulheres vão tirar dias iguais de licença em 2035.
Com informações da BBC

Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Pai descobre filha que não conhecia e a adota oficialmente 40 anos depois
Lua de Sangue: eclipse lunar total terá mais de 1 hora de duração; veja como assistir
Gatinha desaparecida há 4 anos volta para a família graças a site de abrigo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões