Novo experimento melhora sintomas em pacientes com leucemia

Esperança para pacientes com leucemia.
As primeiras experiências de um tratamento de câncer, no qual os glóbulos brancos do sangue são modificados para segmentar determinados tipos da doença, têm sido um sucesso “extraordinário”, informaram os cientistas nesta segunda-feira, 15.
Em um estudo 94 por cento de participantes que sofrem de leucemia linfoblástica aguda (LLA) disseram que os sintomas deles desapareceram completamente depois de terem sido tratados com as células sanguíneas modificadas, conhecidas como células-T.
Em outro estudo, 80 por cento dos pacientes com linfoma não-Hodgkin responderam positivamente ao tratamento, enquanto mais da metade ficou livre dos sintomas.
“Isto é extraordinário”, disse o pesquisador Professor Stanley Riddell do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, EUA.
“Isto é sem precedentes na medicina, para ser honesto, obter taxas de resposta neste intervalo nestes pacientes muito avançados.”
O tratamento
O tratamento envolve a remoção das células T de pacientes, que são marcadas com as moléculas de “receptores” que têm como alvo o câncer, e colocá-las de volta no corpo em um infusão.
A segmentação de moléculas, conhecidas como receptores de antígeno quiméricos, foi criada a partir de ratos geneticamente modificados.
Uma vez ligado às células T, elas reduzem a capacidade do câncer para se proteger a partir do sistema imunológico natural do corpo.
A reprogramação do sistema imunológico é muitas vezes considerada uma opção de última hora devido aos seus efeitos secundários perigosos.
Resultado
Os pesquisadores observaram que sete dos pacientes sofreram uma reação imune chamada síndrome de libertação de citoquinas (SCRS). Dois desses pacientes morreram.
O professor Riddell disse que ainda é preciso estudar mais e não foi claro quanto ao tempo em que os pacientes livres dos sintomas permanecerão em remissão.
É muito parecido com a quimioterapia e a radioterapia: “Eu acho que a imunoterapia finalmente chegou a um pilar da terapia do câncer.”
Liddell também disse que vai testar a terapia em pacientes que sofrem de câncer com tumores sólidos, mas disse que será um desafio.
Com informações da FoxNews

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo