Nasa divulga primeira foto de Júpiter pela nave Juno

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Nasa divulga primeira foto de Júpiter pela nave Juno
Foto: Nasa

A nave Juno mal chegou em Júpiter e já está mandado imagens.

A Nasa anunciou a primeira foto da história tirada do interior da órbita da Júpiter.

A foto traz uma visão inédita do planeta: não é normal vermos Júpiter em “meia lua”.

Por conta da distância do planeta do Sol e dos ângulos de visão entre a Terra e Júpiter, só conseguimos observá-lo daqui completamente cheio.

Juno foi se aproximando de Júpiter “de ladinho”. Suas primeiras órbitas vão ser longas e elípticas, passando a 4 milhões de km do gigante. Foi dessa distância que a foto foi tirada, no dia 10 de julho.

A incrível vista da nave mostra alguns detalhes na superfície gasosa do planeta, como as linhas marrom-avermelhadas, conhecidas como cinturões escuros.

A famosa tempestade de ciclones que nunca termina, conhecida como a Grande Mancha Vermelha, também aparece na fotografia.

A imagem mostra ainda três das quatro luas jupiterianas, descobertas por Galileu: da esquerda para a direita, Io, Europa e Ganymedes.

E há imagens muito mais impressionantes por vir. Em breve, Juno vai estar a 2,7 milhões de km de distância de Júpiter.

Em Outubro chegará a hora de investigar o planeta de perto: a nave vai mergulhar até chegar a apenas 4 mil km das nuvens do planeta.

Através delas, os sensores da sonda vão espiar para descobrir o que Júpiter esconde debaixo de tanto gás.

A sonda viajou por cinco anos até chegar perto do Planeta Gigante no dia 5 de julho, para observar pela primeira vez o que está por trás das grossas camadas de gás que formam a camada externa de Júpiter.

Depois de uma entrada de sucesso na radioativa órbita jupiteriana – que exigiu que Juno desligasse todos os equipamentos e queimasse combustível para perder velocidade – a Nasa reativou as câmeras nesta semana.

Com informações da Superinteressante