Caixas de leite aquecem famílias no frio do RS: ideia simples

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Caixas de leite aquecem famílias no frio do RS: ideia simples
Foto: Reprodução RBS|Foto: Reprodução RBS

Uma pesquisadora tem ajudado famílias a se aquecerem no frio do sul do país.

Maria Camozato, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, está transformando caixas de leite em uma arma contra as baixas temperaturas.

E que as caixas de leite são um bom isolante térmico e não deixam o frio e chuva entrarem nas residências.

“Ela tem seis camadas. Dessas seis camadas, quatro são de plástico que evitam a água da chuva, e a outra é de alumínio. O alumínio é um excelente isolante térmico, reflete o calor. Então, no inverno, mantém a casa quentinha e, no verão, fresquinha”, explica a pesquisadora sobre as caixas de leite, que também auxiliam a minimizar as altas temperaturas quando faz calor.

A solução caseira da professora de química aposentada é barata, eficiente e já foi usada por mais de 150 famílias em todo o estado.

O material é pregado com grampeador nas paredes das residências, que têm frestas e pouca proteção contra o vento gelado que vem da rua.

Como fazer

Com as caixas de leite limpas, é preciso abrir as quatro abas delas.

Depois, recortar com tesoura na parte inferior e na superior.

Em seguida recorte na emenda que tem na parte de trás, abrindo toda a caixinha. Está feita a matéria-prima.

“Colocamos todas as caixas no mesmo sentido, para a água da chuva correr. Senão a água da chuva entra e danifica o papelão das embalagens”, explica Maria.

“Outra coisa muito importante é que a gente consegue evitar a entrada de insetos. Entao você higieniza a casa. Ela fica clara, fica limpa (…) No clima quente dá para fazer o forro. Você consegue baixar a tempratura em ate oito graus”, acrescenta.

A ideia é levada adiante pela ONG Brasil Sem Frestas.

Em Porto Alegre, por exemplo, a técnica é dividida com outros parceiros.

“Vamos trabalhar com a Ilha dos Marinheiros e Ilha das Flores. É o nosso projeto este ano”, destaca Maurin da Silva, presidente do Rotary Integração.

Doações

Para colaborar com doações de caixinhas em Porto Alegre, basta levar o material até a Rua Paraná, número 2435, bairro Navegantes, na Zona Norte.

Com informações do G1.