Desafio do balde de gelo fez descobrir gene da doença ELA

Cientistas conseguiram identificar um novo gene que contribui para a esclerose lateral amiotrófica (ELA).
É o NEK1. A doença degenerativa, que ficou mundialmente conhecida por causa do cientista Stephen Hawking (foto abaixo), afeta o cérebro e a coluna, ataca os nervos que controlam o movimento e impede o funcionamento dos músculos.
A identificação do NEK1 abre caminho para que os cientistas desenvolvam uma terapia genética para o tratamento da doença.
A informação, divulgada pela BBC, é da ALS Association – que representa pessoas com ELA e outros tipos de doenças do neurônio motor.
O gene foi descoberto graças ao desafio do balde de gelo, que viralizou em 2014 e conseguiu arrecadar fundos para pesquisas científicas sobre a doença.
A campanha, que estimulava pessoas a compartilharem vídeos do momento em que jogavam baldes de água gelada em si mesmas, arrecadou US$ 115 milhões (mais de R$ 377 milhões) e financiou seis projetos de pesquisa.
Os vídeos foram compartilhados mais de 17 milhões de vezes e assistidos mais de 440 milhões de vezes. Inclusive o de Mark Zuckerberg, dono do Feacebook. Relembre:
A pesquisa desenvolvida pelo MinE, um projeto internacional para analisar o genoma de 15 mil pessoas com doenças do neurônio motor, foi publicada na revista especializada Nature Genetics.
Trata-se do maior estudo a respeito da ELA hereditária.
Mais de 80 pesquisadores em 11 países procuraram pelo gene da doença em famílias afetadas.
Com informações da BBC

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo