Yoga leva paz e muda comportamento de crianças de área violenta

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Yoga leva paz e muda comportamento de crianças de área violenta
Foto: Carolina Conti|

Crianças e jovens da periferia de Olinda, em Pernambuco – que conhecem a violência de perto – estão tendo agora contato com a paz e a meditação provocadas pela Yoga.

Aura Gabriela, 26 anos, que pratica yoga e meditação desde os 16, percebeu naquela época o poder transformador dos ásanas (posturas de yoga) e de técnicas de meditação que lhe traziam calma e teve a ideia de repassar esse bem-estar aos outros.

Nascia o Inovaí, um projeto que que ensina yoga e meditação para crianças e jovens da periferia: “O projeto surge como decorrência de um alto índice de violência crescente ao nosso redor. Passamos a refletir e buscar iniciativas inspiradoras voltadas à Cultura da Paz, algo que tanto falamos, mas pouco vemos na prática” reflete.

Oficialmente, a Inovaí (ONG criada por Aura e Otávio Bastos) realiza atividades com a comunidade V8, na periferia de Olinda, desde 2014, mas foi no ano passado que se oficializou como instituição.

O projeto leva vivências, leituras e brincadeiras para 30 alunos – de 7 a 11 anos – que nunca ouviram falar de yoga, nem de meditação.

“Acreditamos que esta seja uma das maneiras efetivas mais eficazes para a diminuição da violência e dos conflitos. A infância é um dos estágios mais importantes para a formação de um adulto consciente e amoroso”, conta Aura.

O caminho, para o Inovaí, é sempre o lúdico.

E os próprios pais admitem que a Yoga provocou nas crianças mudanças no comportamento, melhora no rendimento escolar e maior concentração e calma.

Foto: Carolina Conti

Foto: Carolina Conti

Para ajudar esse projeto a crescer, participe da vaquinha eletrônica que o grupo abriu no Benfeitoria.

Youtube tumbnail video

Com informações do CulturaDaPaz