Haisem Abaki faz homenagem ao SóNotíciaBoa no Estadão

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.
O jornalista e apresentador da Rádio Estadão, Haisem Abaki fez esta semana uma homenagem ao SóNoticiaBoa – que nos encheu de orgulho – no blog dele no Estadão, o jornal mais tradicional de São Paulo.
Ele fez uma ligação entre uma história pessoal dele, com seu filho, e a importância da notícia boa na vida da gente. Nós agradecemos muito ao Haisem pelo carinho, pelas memórias, pela amizade, pela audiência e reproduzimos agora o artigo dele:
HaisemAbaki – Estadão 26 Agosto 2016 | 09h46
O garoto pediu pra ir comigo ao trabalho e o chato aqui já foi colocando o primeiro obstáculo: acordar de madrugada. Ele topou. Bicampeão em chatice, avisei que não podia ter atraso. Ele topou.
Fui para meu tri em “chatologia” dizendo que não teria como esperar em caso de enrolação no cobertor. Ele topou. E ganhei mais uma medalha no revezamento chato por quatro alertando que estaria muito frio. Ele topou.
O rapazinho ficou quieto no estúdio e assim mesmo virou o centro das atenções dos meus colegas de trabalho.
O noticiário mais forte ainda era sobre a Olimpíada, mas o popular esporte nacional corrupção nas alturas e outras tragédias nossas de cada dia estavam ali, firmes e fortes como sempre.
E estes foram os temas de uma entrevista com um ministro liso, daqueles com resposta pronta pra tudo, um superatleta da verborragia. Depois de 20 minutos de falação, perguntei ao moleque se havia entendido alguma coisa e ouvi um “só a parte da Olimpíada”.
Confesso que fiquei aliviado. Não quero um filho iludido e alienado, mas também não pretendo deixar pra ele um legado de amargura com tudo e todos.
Missão cumprida e fomos ser adolescentes (sim, os dois) caçando pokémons, lanchando, “sorvetando” e vendo o Brasil ganhar ouro no vôlei numa TV de loja de shopping com a torcida em volta.
A cena me trouxe a lembrança de um site que visito com frequência. É de dois amigos que não vejo há um tempão, o Rinaldo de Oliveira e a Andrea Fassina, com quem trabalhei na CBN nos anos 90.
Eles criaram o Só Notícia Boa quando o Rinaldo percebeu que o programa de TV que apresentava em Brasília só tinha notícia ruim. Bom, não foi beeeeem assim.
Jornalista engolido pelo turbilhão da profissão não se dá conta dessas obviedades. Quem sacou foi a filha deles, que na época tinha só 10 anos. É a idade ideal para uma compreensão que os adultos não costumam ter.
Atleta leiloa medalha para tratamento de menino com câncer. Carteiro escreve cartões para cão que gosta de pegar cartas. Menina de 12 anos abre biblioteca no sertão da Bahia. Sonho realizado: idosa se torna bailarina aos 71 anos. Crianças criam grupo “carona a pé” e vão juntas para a escola. Globo dá parabéns ao SBT por seus 35 anos: gentileza!
É esse o tipo de manchete que sai no Só Notícia Boa. E nem por isso é um mundo falso e imaginário. Faz parte da realidade, sim. E é com alegria que já vejo notícias boas em sites de “notícias ruins”.
O próprio portal do Estadão já faz isso. A história do carteiro “cãopanheiro” estava lá também, amenizando as outras leituras obrigatórias.
Valorizar notícia boa não significa ignorar o que existe de ruim. Dá pra fazer isso e ser engajado, politizado, combativo, desconfiado e até chato, como eu.
Hoje vejo que o amigo Rinaldo já dava sinais desse “jornalismo do bem” quando trabalhávamos juntos. Foi de autoria dele um belo texto que a CBN levou ao ar em novembro de 1991 ao noticiar a morte do Freddie Mercury.
Vi que foi escrito às lágrimas e o choro do Rinaldo continuou no estúdio. Mas as palavras eram sobre a vida e não a morte.
Quase 25 anos depois ainda me faz bem ler sem medo da ingenuidade as boas notícias do Rinaldo.
Afinal, alguém tem que fazer o “serviço limpo”. Nossos filhos agradecem. Eles sabem das coisas. Tomara que os meus não puxem o pai “chatonauta”.
Com informações do BlogHaisemAbaki

Ancelotti sofre pressão no Instagram para por Endrick em campo na Copa; veja como agir
Como está o bonitão 60+ que se orgulha do cabelo grisalho: deixou crescer; vídeo
Veja como esvaziar a lixeira do WhatsApp para liberar memória e evita travar o celular
Próximo jogo do Brasil na Copa pode ter Endrick? Torcida pressiona Ancelotti
Zico defende Endrick em campo: “é mais decisivo que Neymar” e engrossa coro contra Ancelotti
Brasileiros lotam a Times Square e cantam “Evidências” antes da estreia da seleção na Copa; vídeo
Mãe salva filho que ia ser atropelado por ônibus desgovernado: “por um triz”: vídeo
Hulk, do Fluminense, ajuda a desatolar carro de desconhecido preso em estrada de barro; vídeo
Vacina contra câncer reduz risco de morte e metástase em 50%, após 5 anos, revela estudo
Mulher salva vizinho que teve ataque cardíaco de madrugada; filho dele pediu socorro
Gil do Vigor conclui PhD em Economia na Universidade de Davis e dedica à mãe; vídeo
Maqueiro herói entra em rio e salva criança autista que estava se afogando no RJ