Prêmio Gandhi dá R$ 48 mil em prêmios para notícias boas

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Prêmio Gandhi - Foto: ABN|||
Prêmio Gandhi - Foto: ABN|||

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa, com colaboração de Ângela Marinho, no Ceará.

Se fazer notícia boa já é uma satisfação, uma alegria, imagina ganhar prêmio por isso!

É o que faz o Prêmio Gandhi de Comunicação há 9 anos em Fortaleza, no Ceará. A premiação é organizada  pela Agência da Boa Notícia (ABN) para incentivar a produção de conteúdo positivo.

O Prêmio, entregue nesta quarta, 9, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), distribuiu um total de R$ 48 mil para 10 categorias.

Foram R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais e R$ 3 mil para os ganhadores das categorias estudantis e de produtor de conteúdo online. (veja a lista de vencedores abaixo)

Nesta nona edição, foram inscritos 120 trabalhos, sendo 62 de profissionais de rádio, TV, jornal impresso, internet e publicidade, 45 de estudantes de Jornalismo e Publicidade e 13 de produtor de conteúdo online.

A solenidade de entrega deste ano teve a participação do SóNotíciaBoa nos debates. (veja abaixo)

Foto: ABN
Foto: ABN

Cultura e paz

O presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista e professor Francisco Souto Paulino, agradeceu aos participantes pelo que têm feito pela informação positiva.

“Todos mereceriam ser premiados pela produção de matérias jornalísticas, fotografias, anúncios e campanhas que apresentam contribuições para a Cultura de Paz”, diz.

“Neste ano, nossa proposta resgatou a inspiração maior da nossa identidade: a boa notícia. A construção do nosso projeto está fundamentada no incentivo à divulgação de boas notícias”, disse a diretora de Comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho.

E questionou a forma como se faz jornalismo hoje na grande imprensa:

“O que seria boa notícia? O conteúdo que nós, profissionais de comunicação, produzimos hoje, é o que a sociedade quer consumir ou estamos oferecendo um produto que gera desconfiança, ódio, desesperança e medo?”

“Como podemos construir pautas positivas se manipulamos a informação em nome das conveniências, se expomos a humilhação do desempregado para provocar emoção no telespectador, se exibimos o sofrimento de quem perdeu um ente querido para uma bala perdida ou o seu filho para as drogas, sem pedir licença?”, questionou Ângela. (foto abaixo, de rosa)

Foto: ABN
Foto: ABN

Missão

A Agência da Boa Notícia tem por missão estimular a cultura de paz através da comunicação, para fortalecer o compromisso com a valorização da vida na notícia.

A agência faz um trabalho de conscientização com os estudantes de Jornalismo e Publicidade para que cheguem ao mercado estimulados a produzir dentro dos princípios da não violência e do respeito aos direitos humanos.

Para 2017, quando o prêmio vai completar 10 anos, a agência prepara uma campanha publicitária de paz no trânsito, a publicação do dicionário do bem (com expressões que substituam palavras usadas costumeiramente como bomba, lutar e brigar, que estimulam a beligerância inconsciente) e um livro com os trabalhos vencedores do Prêmio Gandhi.

Detabe

Antes da premiação, a ABN promoveu, o “Fórum Comunicação e Pauta Positiva – um olhar sobre os processos de produção dos meios e a interpretação da sociedade”.

O debate sobre a construção da boa notícia contou com o jornalista Rinaldo de Oliveira, diretor do SoNoticiaBoa, como palestrante do evento e com os debatedores Tarcísio Matos, jornalista, e o advogado e sociólogo Marcos Colares.

“Falar do trabalho do Só Notícia Boa durante um prêmio que já incentiva a informação positiva há 9 anos é um orgulho pra gente! É preciso levar esse prêmio para o Brasil inteiro! Quem sabe assim os colegas jornalistas se animam a reduzir a quantidade de notícias ruins e a aumentar o volume de notícia boa nos programas e noticiários”, provocou Rinaldo de Oliveira.

Vencedores Prêmio Gandhi 2016 - Foto: ABN
Vencedores Prêmio Gandhi 2016 – Foto: ABN

Veja a relação completa dos ganhadores e das matérias premiadas.

Categoria Profssionais

JORNALISMO IMPRESSO: Rômulo Almeida da Costa, Isabel da Silva Costa e Thaís Brito Mendonça, pelo Jornal O Povo, com a série Especial Juventudes.

TELEJORNALISMO: Lyana Maria França da Costa Ribeiro, da TV Diário, e sua equipe formada por Tiago Lima Melo, Kílvia Muniz Silveira Girão, Maria Elba Batista de Aquino, José Maria de Melo Sousa, com a matéria Para Além das Margens.

RADIOJORNALISMO: Ana Paula Lima de Araújo e Rachel Gomes Braga Monte, da Rádio Universitária. Matéria: Caldeirão: A força da fé.

FOTOJORNALISMO: José Sérgio da Cunha Jr. (Kid Jr), do Diário do Nordeste. Foto/Matéria: Corda Bamba.

PUBLICIDADE & PROPAGANDA: Victor da Rocha Mendonça, da 100 Graus Comunicação e Marketing Ltda., com a equipe formada por Carolina Mapurunga. Campanha: Luta pelo fim da cultura do estupro.

JORNALISMO PARA INTERNET: Jéssica Welma de Assis Gonçalves, do Portal Tribuna do Ceará, com a equipe integrada por Roberta Coelho Tavares Aguiar, Rafael Luís Azevedo, Jéssica Fernanda Leite Moura, Emílio Moreno da Silva Neto, Jackson Douglas Santos da Cruz e Mayara Roberta Rodrigues Albuquerque. Matéria: Viúvas do Trabalho

Categoria Estudantes

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): Larissa Nobre de Sousa, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), com trabalho intitulado “Rádio Livre: a ressocialização através da comunicação”.

JORNALISMO: Carlos Eduardo Pereira Freitas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o trabalho Verde Instante. De sua equipe fizeram parte Marcelo Andrey Monteiro de Queiroz, Aline Medeiros Mourão e Larissa Pereira dos Santos.

PUBLICIDADE & PROPAGANDA: Amanda Oliveira Melo Murray, da Universidade de Fortaleza (UFC), com o trabalho “Em qualquer lugar, a qualquer hora”. A equipe foi composta por Germano Vieira Rocha, Marcella Dália Vieira, Nicácio Ramon Braga Lira e Yan Gurgel Esmeraldo.

PRODUTOR DE CONTEÚDO ON LINE: Paula Ferreira Rodriguez Fernandes e Wellington Miareli Mesquita, da Agência Radioweb – São Paulo/SP. Matéria: Luz na Cracolândia: libertação das drogas.

Da redação do SóNotíciaBoa