App brasileiro de acessibilidade ganha prêmio da ONU

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para App brasileiro de acessibilidade ganha prêmio da ONU
Bruno Mahfuz - Foto: reprodução / Instagram

Um aplicativo brasileiro sobre acessibilidade foi um dos ganhadores do World Summit Awards – WSA Mobile, premiação global organizada pela cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas).

Escolhido entre as 451 iniciativas de todo o mundo, o guiaderodas foi o único brasileiro selecionado e venceu na categoria “Inclusão e Empoderamento”.

O aplicativo, criado em 2016, mostra ao usuário quais estabelecimentos são acessíveis às pessoas que têm dificuldade de locomoção, seja uma rampa, uma porta que dê para passar uma cadeira de rodas, um bom espaço entre as mesas, a altura das mesas, banheiros acessíveis, entre outras informações essenciais para pessoas com alguma deficiência – mas que passam despercebidas pela maioria das pessoas.

“O aplicativo nasceu da minha história de vida”, disse Bruno Mahfuz, de 33 anos, ao The Huffington Post.

Cadeirante há quase 16 anos, depois de um acidente de carro, ele precisou procurar uma alternativa criativa e eficaz para se locomover por São Paulo e por outras cidades do mundo.

“A falta de acessibilidade é clara, mas a falta de informação é o que aumenta a exclusão”, afirma Bruno.

Segundo Bruno, por ter leis que obrigam estabelecimentos de terem acessibilidade, muitos restaurantes, bares e até mesmo hotéis afirmam que são acessíveis, mesmo não sendo.

“Isso frustra a pessoa com deficiência, que teve de se deslocar para lá e terá de procurar outro lugar”.

O aplicativo

guiaderodas é um aplicativo colaborativo em que qualquer usuário pode fazer rápidas avaliações sobre a acessibilidade em qualquer estabelecimento.

Em apenas 30 segundos, um usuário pode classificar o local. “A pessoa informa o tipo do estabelecimento e começa a clicar na ‘carinha’ feliz, mais ou menos e triste”, disse.

As avaliações também não são nada técnicas. “O app faz perguntas como ‘a entrada é boa?’, ‘tem vaga para deficiente?’, ‘dá pra circular dentro do local?’.

O guiaderodas tem avaliações de estabelecimentos em mais de 700 cidades de 30 países. Ele está disponível gratuitamente tanto em português quanto em inglês e espanhol.

A acessibilidade para pessoas com deficiência é garantida pela Constituição, Leis Federais 10.048/2000 e 10.098/2000 e o Decreto-Lei 5296/04.

 

Com informações do HuffingtonPost