EUA criam band-aid que cicatriza 3 x mais rápido: diabetes

Cientistas dos EUA criaram um band-aid que poderá facilitar o tratamento de feridas de pele crônicas, como as que têm pacientes com diabetes.
É um curativo inteligente que libera doses precisas de antibióticos, analgésicos ou outros medicamentos e cura o machucado até 3 vezes mais rápido.
A invenção é de pesquisadores da Universidade Harvard Medical School, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Nebraska-Lincoln e foi publicada na revista científica “Advanced Functional Materials”.
Como
Ele é feito de fibras de algodão condutoras revestidas por um gel. A bandagem pode ser controlada à distância a partir de um smartphone ou outro dispositivo.
Ao ativar um microcontrolador, uma pequena tensão elétrica aquece as fibras e o hidrogel da bandagem e, consequentemente, libera o medicamento na pele.
O band-aid é do tamanho de um selo postal e pode acomodar diferentes medicamentos.
Os pesquisadores dizem que o dispositivo é capaz de controlar cada uma de suas fibras e distribuir com precisão a dose dos remédios no tempo predeterminado.
“Essa combinação e controle poderia substancialmente melhorar ou acelerar o processo de cicatrização” afirma Ali Tamayol, professor de engenharia mecânica e de materiais da Universidade de Nebraska-Lincoln.
“Você pode liberar vários medicamentos com diferentes perfis de lançamento. Essa é uma grande vantagem em comparação com outros sistemas.”
Testes
Para testar a eficiência da solução os pesquisadores norte-americanos testaram o band-aid inteligente em em ratos feridos.
Eles conseguiram se recuperar três vezes mais rápido que aqueles que não utilizaram o dispositivo.
Embora os pesquisadores tenham patenteado o projeto, ele ainda precisará passar por mais testes em animais e em humanos antes de entrar no mercado.
Com informações do UOL

O perdão melhora a saúde mental, diz novo estudo da Universidade de Harvard
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Jovem herói que salvou 7 pessoas em incêndio disse para a mãe que “apenas caiu”; homenagem
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Restaurante dos sortudos já fez 5 clientes ganharem na loteria e ficarem milionários
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo