EUA criam band-aid que cicatriza 3 x mais rápido: diabetes

Cientistas dos EUA criaram um band-aid que poderá facilitar o tratamento de feridas de pele crônicas, como as que têm pacientes com diabetes.
É um curativo inteligente que libera doses precisas de antibióticos, analgésicos ou outros medicamentos e cura o machucado até 3 vezes mais rápido.
A invenção é de pesquisadores da Universidade Harvard Medical School, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Nebraska-Lincoln e foi publicada na revista científica “Advanced Functional Materials”.
Como
Ele é feito de fibras de algodão condutoras revestidas por um gel. A bandagem pode ser controlada à distância a partir de um smartphone ou outro dispositivo.
Ao ativar um microcontrolador, uma pequena tensão elétrica aquece as fibras e o hidrogel da bandagem e, consequentemente, libera o medicamento na pele.
O band-aid é do tamanho de um selo postal e pode acomodar diferentes medicamentos.
Os pesquisadores dizem que o dispositivo é capaz de controlar cada uma de suas fibras e distribuir com precisão a dose dos remédios no tempo predeterminado.
“Essa combinação e controle poderia substancialmente melhorar ou acelerar o processo de cicatrização” afirma Ali Tamayol, professor de engenharia mecânica e de materiais da Universidade de Nebraska-Lincoln.
“Você pode liberar vários medicamentos com diferentes perfis de lançamento. Essa é uma grande vantagem em comparação com outros sistemas.”
Testes
Para testar a eficiência da solução os pesquisadores norte-americanos testaram o band-aid inteligente em em ratos feridos.
Eles conseguiram se recuperar três vezes mais rápido que aqueles que não utilizaram o dispositivo.
Embora os pesquisadores tenham patenteado o projeto, ele ainda precisará passar por mais testes em animais e em humanos antes de entrar no mercado.
Com informações do UOL

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Calendário 2026 dos Bombeiros de Lisboa vai ajudar crianças com câncer; vídeo
Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
5 brasileiros estão ranking dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo, da Time
Brasil terá cirurgia robótica para câncer de próstata no SUS; veja quando começa