Brasília ganha prêmio da Unesco: Rede de Cidades Criativas

A capital do Brasil ganhou novo reconhecimento internacional. Brasilia acaba de entrar para a Rede de Cidades Criativas da Unesco.
O título na categoria de design foi concedido pelo desenho do Plano Piloto, pelo desempenho dos profissionais da região e pelas políticas públicas do Executivo local.
O reconhecimento foi dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta terça-feira (31).
Brasília foi uma das 64 escolhidas (de 44 países) nas sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.
No design, foram Brasília e mais oito, entre elas Cidade do Cabo (África do Sul), Cidade do México (México), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Istambul (Turquia).
Com a classificação, Brasília passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, que inclui 180 cidades de 72 países, como Buenos Aires (Argentina) e Xangai (China).
A capital brasileira passa a ter acesso a um intercâmbio de projetos com os outros centros urbanos da área de design.
Também entraram para a rede Paraty (RJ), na categoria gastronomia; e João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas.
Patrimônio Cultural da Humanidade
O reconhecimento vem no mesmo ano em que o Plano Piloto de Brasília completa 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
O governador Rodrigo Rollemberg comemorou a conquista. “Vamos aproveitar esse novo título para incrementar ainda mais Brasília como a cidade cultural, criativa, turística”, disse.
“Brasília é fruto da criatividade, da genialidade e da capacidade de liderança de Juscelino Kubitschek, que soube reunir o que havia de melhor no talento brasileiro no urbanismo, na arquitetura e nas artes.”
“Os brasilienses devem se sentir representados com essa vitória”, destacou. disse o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.
Turismo
O Plano Turismo Criativo de Brasília, lançado em novembro de 2016, pretende atrair mais visitantes e fazer com que fiquem por mais tempo na capital.
A ideia é promover a cidade como destino turístico reconhecido pela excelência na qualidade de vida e pelos diferenciais associados à diversidade cultural, criatividade, arquitetura moderna, mobilidade e acessibilidade.
O prêmio
Criada pela Unesco em 2004, a Rede de Cidades Criativas pretende desenvolver a cooperação internacional entre aquelas que enxergam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e o aumento da influência da cultura no mundo.
A cada dois anos são abertas novas candidaturas.
Com informações da AgênciaBrasília

Mega da Virada é lançada e prêmio recorde chega a R$ 850 milhões; veja como jogar
Menina com câncer ganha festa de 15 anos do hospital; vídeo viralizou
Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Brasil lança guia para livrar galinhas de confinamento na indústria hoteleira e de alimentos
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Calendário 2026 dos Bombeiros de Lisboa vai ajudar crianças com câncer; vídeo
Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
5 brasileiros estão ranking dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo, da Time
Brasil terá cirurgia robótica para câncer de próstata no SUS; veja quando começa