Só Notícia Boa
Comercial

Janeiro tem Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue na mesma noite

Só Notícia Boa
04 / 01 / 2018 às 00 : 00
Lua de sangue em Istanbul
Lua de sangue em Istanbul

31 de janeiro será especial. O mundo verá a Lua Azul, a Superlua e a Lua de Sangue na mesma noite.

Vai ser a primeira vez em 150 anos, inclusive, que temos uma Lua Azul de Sangue, tudo ao mesmo tempo.

Lua Azul

Comercial

A Lua Azul não é um evento astronômico e a Lua não fica azul. Tem a ver com a nossa forma de registrar o tempo.

No calendário lunar, um mês, ou um ciclo lunar, dura 29,5 dias. O calendário gregoriano, que é o que estamos acostumados a usar, tem de 30 a 31 dias.

Graças à essa diferença, de tempos em tempos temos duas luas cheias no mesmo mês. E a segunda Lua cheia de um mesmo mês é chamada de Lua Azul. A última apareceu em 2 de julho de 2015.

Superlua

Já a Superlua é uma Lua proporcionalmente maior e mais brilhante do que estamos acostumados a ver no céu, porque fica mais próxima da terra, como aconteceu no dia 1º de janeiro, quando ela fez a primeira aparição em 2018.

A categoria de Superlua é dada quando a lua parece 14% maior e 30% mais brilhante.

Lua de Sangue

Em seguida vem a Lua de Sangue, um apelido dramático dado à Lua durante um eclipse lunar total, no qual a posição da Lua e a da Terra se alinham de forma que o nosso planeta fica exatamente entre o satélite e o Sol.

Quando isso acontece, a Lua perde a aparência branca e brilhante e ganha um tom avermelhado, que justifica o apelido.

A conclusão é que teremos no dia 31 de janeiro a raríssima combinação de uma segunda Lua cheia mensal, que também será maior e mais brilhante que o normal até o eclipse, quando ela deve ficar não só grande, mas também avermelhada.

A última combinação de Superlua e Lua de Sangue/Eclipse Lunar (sem Lua Azul!) foi em setembro de 2015.

Com informações da Super

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
Janeiro tem Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue na mesma noite | Só Notícia Boa