Chocolate amargo reduz estresse, revela pesquisa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chocolate amargo reduz estresse, revela pesquisa
Foto: Pixabay

Chocolate amargo faz bem pra saúde, pra dieta e também pra reduzir o estresse.

Pesquisadores norte-americanos descobriram que altas concentrações de cacau podem estar associadas a benefícios para a nossa saúde.

A divulgação do estudo foi durante um encontro anual de biologia em San Diego, nos Estados Unidos.

“Esta é a primeira vez que nós olhamos o impacto de grandes quantidades de cacau em doses tão pequenas quanto uma barra de chocolate”, afirma Lee S. Berk, pesquisador em psiconeuroimunologia e ciência dos alimentos e principal autor dos dois estudos.

“Por anos, nós temos olhado para a influência do chocolate amargo em funções neurológicas do ponto de vista do conteúdo de açúcar.”

A partir disso, os cientistas decidiram prestar mais atenção na atuação do cacau sobre o nosso corpo e apresentaram dois estudos.

Em um dos estudos, eles notaram que o consumo do alimento pode regular sinais intracelulares de diversas funções, como a percepção sensorial e a ativação de linfócitos T, células que defendem nosso corpo de microorganismos estranhos.

O outro estudo revelou que o cacau é capaz de acentuar a neuroplasticidade do sistema nervoso, o que melhora nossa saúde comportamental e cerebral.

Ambas as pesquisas sugerem que o consumo de chocolate composto por, no mínimo 70% de cacau, pode trazer benefícios à nossa memória, imunidade e humor, além de reduzir os níveis de estresse e inflamação.

Isso ocorre, em parte, porque os flavonoides — substâncias resultantes do metabolismo de plantas e frutas — presentes no cacau, são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes, com benefícios que para saúde do sistema cardiovascular e do cérebro.

Pesquisas com amostras maiores ainda devem ser realizadas para determinar quais são os mecanismos envolvidos nessa relação entre as grandes quantidades de cacau e as vantagens para a nossa saúde.

Com informações da Revista Galileu