Projeto de aluna cuida e acha lar para animais abandonados

866
Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo
Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Uma estudante criou um projeto pra cuidar de animais abandonados no Cefet, Centro Federal de Educação Tecnológica, no Rio de Janeiro.

O SOS Bicho Amigo foi idealizado por Jennifer Oliveira Melo, de 20 anos, que hoje cursa o 1º período de Veterinária.

No projeto, que virou referência fica no Cefet-RJ, campus Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, gatos e cachorros que sofreram abandono ou maus-tratos recebem cuidados e encontram um novo lar.

Jennifer foi finalista da 3ª edição do Desafio Criativo da Escola, ano passado, que teve 1.492 inscritos em todo o país.

Agora, sete campi do Cefet-RJ também vão receber o projeto.

“Desde criança, queria ser veterinária. Minha mãe colocava ração na minha lancheira para eu dar aos cachorros. Aqui no Cefet, apareciam muitos animais abandonados e cada aluno cuidava por conta própria. Levávamos para castrar, dávamos ração e fazíamos curativo. Mas a quantidade aumentou, conta Jennifer.

Parceria

Com o crescimento no número de animais abandonados na instituição, a estudante decidiu criar um projeto para buscar parcerias.

A ONG Apaixonados Por Quatro Patas foi uma das parceiras, que oferece banho, tosa e até dia da beleza.

Depois de cuidados, os animais são fotografados e encaminhados para adoção.

Hoje, o projeto tem um canil e um gatil.

Deu tão certo que, este ano, cresceu.

“Há um mês, foi criado o núcleo de proteção animal e meio Ambiente do sistema Cefet-RJ (Nupama), com a ideia de ampliar para os outros campi, auxiliando quem já tem animais e orientando quem estiver os recebendo”, explica Luane Fragoso, diretora do Cefet Nova Iguaçu, que tem 15 bichinhos.

O projeto também ganhou as redes sociais.

A página Controle e combate aos maus-tratos e abandono de animais, no Facebook tem 24 mil seguidores.

Com informações do Extra