Cientistas transformam gene de Alzheimer em gene saudável

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas transformam gene de Alzheimer em gene saudável
Foto: Pixabay

Cientistas dos EUA transformaram gene de Alzheimer em gene saudável, usando técnicas revolucionárias que “cortam” o DNA.

O estudo mostrou que é possível reverter a doença de Alzheimer com essa terapia genética.

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriram o gene que provoca o acúmulo de proteínas beta-amilóides – que entopem o cérebro – pode ser inofensivo com um “recorte” genético.

Em experimentos usando células de paciente com demência, a variante do gene defeituoso APOE4 foi transformada na versão APOE3 saudável, usando a técnica, conhecida como edição genética.

A descoberta lança nova luz sobre a doença cerebral relacionada à idade e pode oferecer esperança de tratamentos mais eficientes.

Como

A APOE transporta moléculas gordurosas, como o colesterol, para o sistema linfático e depois para o sangue. Ela vem em três variantes, conhecidas como 2, 3 e 4.

Entre a população geral, cerca de oito por cento das pessoas têm APOE2, 78 por cento têm APOE3 e 14 por cento têm APOE4.

A variante do gene APOE2 reduz o risco de Alzheimer em 50%. As pessoas com este gene experimentam menos perda de neurônios, embora os mecanismos exatos não sejam compreendidos.

Mas os pesquisadores descobriram que o perfil era muito diferente quando se tratava de pessoas com Alzheimer, cuja doença teve início tardio.

Ter uma cópia do gene APOE4 dobra o risco de uma pessoa de Alzheimer, enquanto ter duas cópias aumenta 12 vezes.

Cerca de uma em cada quatro pessoas são portadoras da variante do gene perigoso.

“A APOE4 é de longe o gene de risco mais significativo para a doença de Alzheimer de início tardio e esporádica”, disse o professor sênior Li-Huei Tsai, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

No entanto, apesar disso, não tem havido muita pesquisa sobre isso. Ainda não temos uma boa ideia do motivo pelo qual o APOE4 aumenta o risco de doenças ”.

A reversão

Os pesquisadores também descobriram que poderiam reverter a maioria desses efeitos usando CRISPR / Cas9 para converter o gene APOE4 em APOE3.

O professor Tsai e seus colegas conseguiram isso em células do cérebro derivadas das células-tronco de um paciente com doença de Alzheimer de início tardio.

Em outro experimento, os pesquisadores criaram cérebros em miniatura tridimensionais, a partir de células com genes que são conhecidos por causar a doença de Alzheimer de início precoce.

Os cérebros tinham altos níveis de proteínas amilóides e depois expunham para as células da micróglia, contendo APOE3 e APOE4.

Resultado

Quando expostos à microglia APOE3, a maioria das proteínas amilóides foram eliminadas, mas, em contraste, a microglia APOE4 não as eliminou eficientemente.

O professor Tsai acredita que a APOE4 pode interromper vias de sinalização específicas dentro das células do cérebro, levando a mudanças no comportamento celular visto no estudo.

As descobertas também sugerem que, se a tecnologia de edição genética funcionar em humanos, o que muitas empresas de biotecnologia estão tentando alcançar, ela poderia oferecer uma maneira de tratar os pacientes de Alzheimer portadores do gene APOE4.

Os estudos continuam.

Com informações do Daily Mail