Viveiro de mudas faz água voltar a nascentes secas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Viveiro de mudas faz água voltar a nascentes secas
Foto: reprodução / Momento Ambiental

Um viveiro está fazendo a água minar novamente em nascentes que estavam secas no Distrito Federal. (vídeo abaixo)

As mudas de árvores nativas do Cerrado são cultivadas em Brasília, no Viveiro Comunitário do Lago Norte, que há 3 anos foi o embrião de um trabalho de revitalização de áreas verdes degradadas.

As mudas produzidas lá são doadas aos moradores da região, com acompanhamento no plantio em áreas de nascentes.

O resultado do reflorestamento já apareceu. Depois que 400 mudas de árvores foram plantadas há 3 anos em uma área de proteção ambiental a 15 km de Brasília, também o Lago Norte, a água voltou a minar em uma nascente que estava completamente seca.

E foi além: a nova paisagem atraiu abelhas, animais silvestres e trouxe a vida de volta ao terreno.

Repercussão

Hoje, o Viveiro Comunitário que começou tímido em 2015 com 2 mil mudas, produz mais de 55 mil por ano, conta Marcos Woortmann, administrador regional do Lago Norte, autor da ideia.

Agora o local tem 60 espécies típicas do Cerrado, como o ipê amarelo e o ipê roxo, também distribuídos gratuitamente para a população.

A ideia inovadora produziu frutos: quase 20 viveiros comunitários, como o do Lago Norte, foram instalados e estão produzindo mudas em escolas, orfanato, creches do Distrito Federal com a mesma finalidade.

E a água que voltou a minar em várias nascentes da região corre para o Lago Paranoá, que abastece parte da cidade de Brasília.

Veja na reportagem do Momento Ambiental:

Youtube tumbnail video

O programa

O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.

A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.

Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.

O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do Momento Ambiental