Pão de queijo com queijo suíço. brasileira conquista Zurique

A brasileira Marcela Höchli e o marido dela, que é suíço, adaptaram a receita do pão de queijo brasileiro, levaram para a Suíça e estão fazendo sucesso em Zurique e outros 4 cantões como, Baseleia, São Galo e Lucerna.
Eles criaram um pão de queijo gourmet: “O nosso pão de queijo usa queijo suíço e polvilho brasileiro”, contou Marcela em entrevista ao SóNotíciaBoa.
A ideia deu certo e chamou a atenção no país. Eles se inscreveram, foram aprovados e vão apresentar o produto em setembro numa grande feira gourmet em Zurique: “na Gourmesse, onde só se apresentam produtos de alto nível. É um grande e ousado passo para nós, levar a cultura brasileira para os mais refinados paladares suíços”, disse.
Duro era fazer os suíços falarem “pão de queijo”, então eles tiveram uma ideia: renomear o produto pelas iniciais das palavra: PdQ.
“A nossa marca é PdQ, porque para o Suíços falarem “pão de queijo” é impossivel, então brincamos com a sigla, que é a marca do nosso pão de queijo”, revela.
História
Marcela Höchli é de Taubaté, no interior de São Paulo. Ela tem 40 anos, é formada marketing, tem MBA em gestão estratégica na USP e especialização em gestão da inovação também na USP. Trabalhou no SENAI, na área administrativa.
Desde criança ela faz pão de queijo com a família.
“Com o passar dos anos eu fui trabalhando a receita até chegar numa versão gourmet, eu usava queijo da Serra da Canastra e Parmesão, que um Senhor trazia de Minas, então vendia para amigos, familiares e colegas de trabalho no Brasil”, lembra.
O marido dela, Pascal Höchli, também de 40 anos, é técnico em telecomunicações. Ele montou um supermercado no Brasil, onde morou durante três anos, quando eles se conheceram pela internet, em 2012.
“A semente da empresa começou a surgir quando eu e meu marido nos conhecemos. Ele sentia falta de um bom pão de queijo aqui, ele já não morava mais no Brasil. E como os suíços amam queijo e têm ótimos queijos, pensamos, porque não trazermos o pão de queijo, mas com queijo Suíço?”, lembra.
Foram dois anos de planos até eles abrirem em janeiro deste ano a fábrica de pão de queijo na Suíça, a Paneback.
“Recebemos muitos elogios pela qualidade do nosso Pão de queijo, que tem pedacinhos de queijo suíço.
A família do meu marido se apaixonou pelo pão de queijo e todos resolveram embarcar conosco. Hoje somos em 4 [no empreendimento] e assim estamos crescendo, organicamente”. conta
Sucesso
Hoje o PdQ é vendido congelado em pelo menos 15 lojas e mercados da cidade de Zurique.
“De ontem pra hoje já estamos com 2 novos clientes e estamos e fechamos também com um grande supermercado”, revela.
“Desde janeiro conciliamos os nossos trabalhos, e a partir de setembro eu estarei integral na Paneback para darmos conta da demanda”, conta Marcela.
O que deixa a empreendedora ainda mais feliz são os elogios dos clientes.
“Estamos tendo muita procura e as pessoas ficam maravilhadas com o sabor do nosso PdQ. Um brasileiro [em uma feira] disse que o nosso PdQ era o melhor pão de queijo que ele tinha comido na vida inteira. Foi muito gratificante mesmo”, comemora.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Senado aprova fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; quanto você economizar
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
Turbina eólica de duas cabeças pode solucionar desafios da indústria
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas
Na hora H: policial salva mulher que escorregou e caiu no vão do trem; vídeo
Jovem que teve o carro soterrado e quase morreu no RS realiza sonho de se casar; vídeo
Maurício de Sousa faz 90 anos e tem homenagem linda no Cristo Redentor; vídeo
Príncipe William encanta o Brasil com carinho: joga vôlei na praia e faz gol no Maracanã; vídeo
Novo teste de cocô detecta câncer de cólon com 90% de precisão
Cão pastor alemão encontra criança com frio perdida na floresta