Comunidade ajuda e família vai à formatura de João, médico quilombola

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Comunidade ajuda e família vai à formatura de João, médico quilombola
João com os pais na formatura - Foto: SEED|

Mais emoção na história de João Costa, de 24 anos, o quilombola que terminou a faculdade de medicina e será o novo médico do Povoado Sítio Alto, em Simão Dias, Sergipe, como mostramos no SóNotíciaBoa.

Graças à ajuda da comunidade, os pais dele conseguiram realizar o sonho de ir à colação de grau, a formatura do filho.

A mãe, Josefa Maria dos Santos, ganhou um dia de princesa: foi ao cabeleireiro, pintou os cabelos pela primeira vez na vida, fez as unhas e maquiagem.

Os vizinhos também conseguiram roupas de festa para os pais de João. E lá foram eles assistir à coroação do filho, que lutou contra o improvável e venceu.

Pais analfabetos

Nascido e criado na roça, em uma família de lavradores analfabetos, João Costa sonhava em estudar e ser médico.

João foi um aluno exemplar. Sempre estudou em escola pública.

Nem em dia de chuva ele faltava… e ia para a escola com o calçado que tinha: um par de chinelos velhos.

Depois que passou na universidade federal as dificuldades continuaram, a ponto de o rapaz nunca ter comprado livros. “Ele estudava com xerox de livros”, contou a professora, que continuou acompanhando a trajetória do aluno exemplar.

“Hoje estou concluindo o curso de Medicina e sou muito grato à escola pública por tudo o que ela me proporcionou. Muitos pensam que isso é algo impossível quando se é uma pessoa pobre e vindo da escola pública. Estou aqui para provar que é possível, que eu consegui. Agradeço muitos aos meus colegas, professores e gestores das escolas por onde passei”, afirmou.

A formatura

A formatura, no último dia 28, na UFS Campus de Lagartofoi literalmente um dia de glória.

Os pais de João, Josefa Maria dos Santos e Mário César da Cruz Costa, puderam assistir a homenagem que o filho recebeu dos colegas da universidade.

O novo médico foi aplaudido pelos colegas quando seu nome foi chamado para receber o diploma.

“Para mim é muita emoção e alegria. Ele sempre foi muito estudioso, inteligente, e graças a Deus hoje está realizando o sonho de se formar em Medicina”, disse.

Emoção que continuou na hora receber o canudo e de tirar a foto o lado dos pais.

João prometeu que, como médico, vai tratar das pessoas da comunidade onde cresceu.

João com os pais na formatura - Foto: SEED

João com os pais na formatura – Foto: SEED

Mensagem

Veja parte da mensagem que ele escreveu:

“Consegui suplantar os entraves proporcionados pela pobreza e pelo preconceito e hoje tenho orgulho de dizer que graças aos meus esforços e ao apoio de pessoas maravilhosas o negro saiu da “senzala”, o pobre saiu da roça e o aluno de escola pública está se formando em medicina em uma Universidade Federal.

Espero que este relato sirva de incentivo para aqueles que desejem realizar seus sonhos, por mais que pareçam impossíveis. Muito obrigado a todos que fizeram parte deste caminho até aqui, sem vocês e sem Deus eu não conseguiria. “

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa, com informações da Comunicação da SEED