Banho quente alivia depressão, mostra estudo alemão

Banho quente serve contra o estresse e agora também contra a depressão.
Foi o que descobriu um pequeno estudo feito pela Universidade de Friburgo, na Alemanha, que analisou 45 participantes com depressão moderada e severa por oito semanas.
Todos foram orientados a fazer exercícios físicos por 45 minutos, ou a tomar um banho quente de 30 minutos, relaxando em seguida com garrafas de água quente e um cobertor por 20 minutos, ambos duas vezes na semana.
Os participantes tinham seus graus de depressão medidos segundo a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D), que varia de 1 a 50 pontos e apresentava uma média de 21.7 para o grupo avaliado.
Aqueles que optaram pelo banho quente disseram notar uma diminuição de seis pontos em sua escala, enquanto os que fizeram exercícios notaram apenas três.
Motivo
Embora o estudo tenha usado uma amostra muito pequena e ainda não tenha sido revisado pela comunidade científica, já existem outras pesquisas afirmando que o humor das pessoas pode ser melhorado após banhos quentes.
Isso acontece porque a temperatura da água ajudaria a normalizar a temperatura corporal e a ajustar o ritmo biológico, o que, por sua vez, pode contribuir para a regulação do ciclo de sono.
Ainda é cedo para concluir se os banhos quentes devem ser uma receita contra a depressão, ou que seus benefícios são iguais aos do exercício físico.
Mas a indicação a pacientes depressivos representa algo positivo para os terapeutas, já que não têm efeitos colaterais e podem ter mais adesão que uma rotina de atividades que pode ser cansativas e exigentes.
E além de tudo, o banho, além de barato e também é gostoso! E mal não faz! Não custa tentar, sem abandonar o tratamento médico, claro!
    Com informação do Exame

Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Turbina eólica de duas cabeças pode solucionar desafios da indústria
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta