Brasil conquista 4 medalhas em Astronomia na China

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasil conquista 4 medalhas em Astronomia na China
Foto: Gustavo Rojas/Divulgação

Um verdadeiro show de medalhas coroou o desempenho da equipe brasileira que participou da 12ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada em Pequim, na China.

Os atletas trouxeram na mala quatro medalhas, além de uma menção honrosa.

Bruno Piazza, de Campinas (SP), recebeu a medalha de prata. Lucas Pinheiro, de Marília (SP), João Gabriel Stefani, de Fortaleza (CE), e Juventino Fonseca, de Recife (PE), conquistaram o bronze. Já Sarah Melo, também de Fortaleza, ganhou a menção honrosa.

A Olimpíada começou no dia 3 de novembro e terminou no último domingo, dia 11.

Ao longo do evento, foram aplicadas provas teóricas, práticas e de análise de dados com os mais de 200 estudantes de 38 países envolvidos na competição.

A comissão brasileira foi acompanhada pelos astrônomos Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Eugênio Reis, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

O grupo de alunos que representou o país foi selecionado entre os mais de 90 mil concorrentes da prova de nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), concurso anual realizado com estudantes de todo o país.

Antes de embarcarem, os classificados para a final na China passaram por treinamento intensivo em Vinhedo, no interior de São Paulo, junto ao Observatório Astronômico Abraão de Morais, da Universidade de São Paulo (USP).

Mais conquistas

Há poucas semanas, o Brasil teve mais uma conquista na área: ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas da 10ª edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), com quatro medalhas de ouro e uma de prata.

A competição aconteceu na cidade de Ayolas, no Paraguai, entre os dias 14 e 20 de outubro.

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube