Réveillon na Paulista terá fogos sem barulho pela 1ª vez

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Réveillon na Paulista terá fogos sem barulho pela 1ª vez
Foto: Reprodução Mapa de Hotéis

Pela primeira vez, o Réveillon na Avenida Paulista terá queima de fogos sem barulho, apenas com efeito visual.

O anúncio foi feito pela Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira, 4, e informa que os rojões com barulho não serão usados em respeito à Lei Municipal 16.897/18, aprovada pela Câmara Municipal neste ano, que proíbe fogos na capital.

A proibição é para uso, manuseio, queima e soltura. A regra é proteger idosos, crianças, pessoas e deficiência, que podem ter mal-estar diante dos barulhos.

Mas o apoio maior à mudança veio de grupos de defesa dos animais, uma vez que cães e páasaros se assustam com o estouro dos artefatos.

A lei

Embora tenha sido votada e sancionada neste ano, a legislação não está valendo. Mesmo com a derrubada, em setembro, de uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que anulou os efeitos da lei, atendendo a pedido do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (SindiEMG), a proposta ainda não foi regulamentada pela administração municipal, o que impede a fiscalização.

O sindicato havia ingressado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), argumentando que há leis estaduais e federais regulamentando os fogos de artifício e a legislação municipal não poderia passar por cima delas.

A lei ainda não foi regulamentada.

A gestão Bruno Covas (PSDB) não informou qual empresa fará o espetáculo visual, quanto ela custará, como será contratada, nem se essa modalidade seria mais cara ou mais barata do que os fogos de artifício comuns.

Com informações do Estadão

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube