Moléculas de água são encontradas na Lua por nave da NASA

Imagem de capa para Moléculas de água são encontradas na Lua por nave da NASA
Em áreas que são brilhantes e frias

Cientistas de uma nave da NASA, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), encontraram moléculas de água em movimento na Lua.

Os pesquisadores acreditam ter achado uma fonte de água mais sustentável do que se acreditava até o momento. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

As moléculas só foram encontradas graças ao uso de um novo instrumento especializado em detectar água, o Lyman Alpha Mapping Project (LAMP) — um tipo de espectrógrafo ultravioleta construído para mapear reflexos ultraleves de comprimento de onda na superfície lunar.

“Recentemente, convertemos o modo de coleta de luz do LAMP para medir sinais refletidos no lado claro da Lua com mais precisão, o que nos permite rastrear mais meticulasamente onde a água está e quanto dela está presente”.

Palavras de Kurt Retherford, cientista do Southwest Research Institute.

Antes das imagens obtidas pela nave da NASA, os pesquisadores acreditavam que a Lua era, em sua maior parte, árida — com a presença de água apenas em algumas crateras do território, nas proximidades dos pólos.

“Este é um resultado importante sobre a água lunar, um tema que vem se tornando mais relevante na medida em que o programa espacial volta a se focar na exploração lunar”, afirma Retherford.

Segundo o site da NASA, os pesquisadores acreditam que as moléculas de água permanecem ligadas à superfície lunar, o regolito, até as temperaturas atingirem sua máxima perto do meio-dia lunar.

“Esses resultados ajudam a entender o ciclo da água lunar e, em última análise, nos ajudarão a aprender sobre a acessibilidade da água que pode ser usada por humanos em futuras missões à Lua”, disse Amanda Hendrix, cientista do Planetary Science Institute e principal autora do estudo.

Ela aponta que o composto químico pode potencialmente ser utilizado para produzir combustível, para fazer proteção contra radiação ou para gerenciamento térmico.

“Se esses materiais não precisarem ser lançados da Terra, isso tornará essas futuras missões mais acessíveis”, completa.

Com a ajuda de parceiros comerciais e internacionais, a NASA quer retornar à Lua e, assim, expandir a presença humana no espaço.

Com informações da Galileu