Pílula da natureza: 20 minutos perto do verde e xô estresse

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pílula da natureza: 20 minutos perto do verde e xô estresse
Foto: Pixabay

Um estudo publicado na revista acadêmica Frontiers in Psychology mostra que tirar vinte minutos do seu dia para passear, ou sentar em um lugar perto da natureza, ajuda a reduzir os níveis de hormônio do estresse.

Chamada de “pílula da natureza”, a descoberta é importante por ser uma solução de baixo custo para reduzir os impactos negativos à saúde.

“Nosso estudo mostra que, para o maior retorno, em termos de redução eficiente dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, você deve passar de 20 a 30 minutos sentado ou andando em um local que lhe proporcione uma sensação de natureza”, afirma a doutora Mary Carol Hunter, professora da Universidade de Michigan e principal autora da pesquisa.

Além disso, essa “terapia verde” barra doenças decorrentes da crescente urbanização e do estilo de vida em que as pessoas ficam em ambientes internos a maior parte do tempo e em frente a um computador.

Experimento

Para saber quanto seria a dose necessária de exposição diária, os pesquisadores fizeram um experimento de oito semanas.

Os participantes foram convidados a ter contato com a natureza por um período de 10 minutos ou mais, pelo menos 3 vezes por semana.

Os níveis de cortisol, hormônio do estresse, foram medidos a partir de amostras de saliva retiradas antes e depois da caminhada pela natureza, uma vez a cada duas semanas.

20 minutos

“Houve algumas restrições para minimizar fatores conhecidos por influenciar o estresse: deveria ser à luz do dia, sem exercícios aeróbicos, e evitar o uso de redes sociais, internet, telefonemas, conversas e leitura”, explica Hunter.

Deu certo. Os dados revelaram que apenas vinte minutos foram suficientes para reduzir significativamente os níveis de cortisol.  Mas se você passasse um pouco mais de tempo imerso em uma experiência na natureza, de 20 a 30 minutos sentado ou caminhando, os níveis de cortisol caíam em uma taxa ainda maior.

Depois disso, os benefícios adicionais de redução de estresse continuam a aumentar, mas a um ritmo mais lento.

“Profissionais de saúde podem usar nossos resultados como uma regra prática baseada em evidências sobre o que colocar em uma prescrição da pílula da natureza. Ele fornece as primeiras estimativas de como as experiências da natureza impactam os níveis de estresse no contexto da vida cotidiana normal, ” diz Hunter.

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube