Idosa de 104 anos começa a estudar para ler a Bíblia

Uma senhora brasileira de 104 começou a estudar agora para realizar um sonho: ler a Bíblia.
Dona Duzinha dos Reis Rosa participa de uma das turmas do projeto Muxirum e já aprendeu a escrever o próprio nome.
Ela nasceu em Minas Gerais e não pôde estudar. Quando criança, morava na roça e o pai nunca deixou – só os homens podiam freqüentar a escola.
Depois de casada, também não teve a oportunidade.
“Até que tentei, mas meu marido ficou doente e acabei desistindo. O povo ia dizer que eu abandonei meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, lembra.
Há 40 anos, ela se mudou para Mato Grosso, e vive atualmente em Araputanga, a 345km de Cuiabá.
Hoje ela está aposentada e ainda prepara suas próprias refeições e faz alguns serviços domésticos.
Dona Duzinha tem muitos netos e bisnetos e uma das netas, que mora na parte dos fundos da casa, é quem cuida dela.
O sonho
Em Mato Grosso, a professora Sandra Regina é a responsável por sua alfabetização, e foi quem a incentivou a se inscrever no projeto Muxirum.
Ela conta que conheceu a aposentada durante um culto na igreja que as duas frequentavam.
“Quando estava montando a turma de alfabetização, a procurei para saber se não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora”, lembra.
“Ela quer escrever seu nome em toda aula, por isso, faço um exercício somente para ela. Outro dia, durante a aula, estava muito frio e as outras alunas estavam reclamando e queriam ir embora mais cedo. Mas ela não aceitou acabar a aula. Disse ter ido para estudar e que iria ficar até o final”, completa.
O projeto
O ‘Muxirum’ é um projeto de alfabetização de adultos e idosos, que pretende reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso.
O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais.
A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense.
Em 2017 e 2018, o Projeto alfabetizou 10.165 pessoas em 31 municípios de Mato Grosso.
Com informações do OlharConceito
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Idosa se forma aos 83 anos na EJA, após perder o marido e anuncia: vai fazer faculdade
Professora usa método simples de alfabetização e faz crianças aprenderem a ler com alegria; vídeo
Douglas Santos manda vídeo carinhoso e surpreende alunos de escola pública: gratidão
Menino brasileiro superdotado faz descoberta de matemática que será apresentada na Bienal
Embaixada dos EUA abre 155 vagas para curso gratuito de inglês online; veja como se inscrever
Menina palestina refugiada da guerra em Gaza é ouro em Olimpíada de Matemática em SP
Japão descobre bactéria em rãs que elimina o câncer em dose única; estudo
Enfermeiros animam pacientes em hemodiálise: cantam e dançam para começar bem o dia; vídeo
Menina com Down faz exame de sangue sorrindo e viraliza: “sou corajosa mesmo”
Vídeo criado com IA emociona Neymar e viraliza: “Você tentaria mais uma vez?”
Mãe doa fígado e salva filho com câncer após transplante; está curado e teve alta
Cachorra grávida acorrentada é resgatada, ganha vida nova e tem 8 filhotes lindos