Médicas criam adesivos para receita e ajudam pacientes analfabetos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Médicas criam adesivos para receita e ajudam pacientes analfabetos
Adesivos para receita médica - Fotos: divulgação|

Duas médicas da Bahia criaram adesivos para receitas médicas pra pacientes entenderem melhor qual, como e quando tomar seu remédio.

São pequenos desenhos colantes com sol (durante o dia), lua (durante a noite), prato com talheres (após/antes das refeições), imagem de injeção, de inalação, entre outros, para serem colados ao lado de cada medicamento receitado pelo médico.

“Nosso principal foco ao criar foi pra ajudar pacientes que são analfabetos e pacientes até que sabem ler, mas que usam muitos medicamentos e que precisam organizar a prescrição para poder utilizar os remédios no dia a dia. Mas serve para qualquer tipo de paciente”. Explicou a médica Ana Elisa Almeida, uma das criadoras dos adesivos, ao SóNotíciaBoa.

Residente em Infectologia no Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES), em Salvador, ela criou os adesivos junto com amiga e colega de profissão, Mariana Fontes, médica residente de psiquiatria também no COM- HUPES.

Ana Elisa explicou que os adesivos podem ser comprados por médicos para facilitar que os pacientes compreendam as receitas, sem risco de erro.

“Eles podem ser adquiridos por qualquer profissional de saúde que deseja melhor a relação com seu paciente e a adesão medicamentosas. Ou qualquer cidadão que veja que o adesivo será útil de alguma forma”, afirmou.

“Hoje utilizamos os adesivos com os pacientes que atendemos aqui em Salvador. Através da internet, divulgamos e comercializamos os adesivos para que mais pessoas possam ter acesso em qualquer lugar do Brasil”, contou.

Os adesivos vêm cartelas:

  • Cartela de turnos: tem adesivos indicando os turnos/horários para o uso do medicamento. Caso seja um remédio para uso semanal, ou em dias específicos da semana, você pode usar o adesivo do calendário, marcando um X no dia da semana que o paciente irá usar o remédio.
  • Cartela das vias de administração: com esses adesivos, você sinaliza ao paciente a forma como o remédio será administrado. Tem adesivos para remédios oral, tópico, spray, nebulização, injetável e oftálmica/ auditiva. O médico escolhe o adesivo que mais parece com o comprimido real e pinta a quantidade de comprimidos que o paciente precisará fazer daquele remédio.
  • Cartela das indicações de uso: de forma lúcida e didática, esses adesivos servem para mostrar ao paciente para qual patologia ou indicação médica se faz o uso do remédio. Para indicar se o paciente usará para diabetes, basta sinalizar para ele com o adesivo do “remédio que abaixa o açúcar” que é a “balinha com o X”. Vai prescrever um antibimicrobiano? O uso de adesivo com uma “bactéria” ou do “vírus” pode ser feito.

Vendas

Ana Elisa revela que os adesivos são feitos “através da parceria que fizemos com a Fernanda da papelaria Criativo Papel que abraçou a ideia conosco”.

Cada cartela, com quase 100 adesivos, custa R$6.

Para comprar clique aqui

As médicas também têm um perfil no Instagram onde fazem reflexões para uma vida mais consciente, simples, sem pressa e humanizada, dentro e fora da medicina.

 e Ana Elisa - criadoras dos adesivos - Foto: divulgação

Mariana e Ana Elisa – criadoras dos adesivos – Foto: divulgação

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube