Menino órfão pede ao Papai Noel milho para alimentar amigo cavalo e…

Um menino órfão de 11 anos, que perdeu a mãe para o câncer no ano passado, fez um pedido diferente e comovente ao Papai Noel. Pedro Zilch, pediu milho para alimentar o grande amigo dele, o cavalinho Gateado.
No texto escrito à mão, Pedro pede dois sacos de milho, um pelego – peça típica dos arreios gaúchos – uma rede de pesca, um saco de ‘bolitas’ e um “telefone de mexer na tela”.
“Os sacos de milho quero dar para o Gateado. O pelego é para poder montar de forma mais fácil, e quero tirar fotos dele com o telefone. O saco de bolitas é para dar ao meu irmãozinho, e a rede de pesca é para ir com o meu pai pescar no açude”, explicou o menino à Gazeta do Sul.
E deu certo. Pedro já teve seus pedidos realizados. “A população se comoveu e o Pedro já ganhou tudo o que ele pediu, o milho, as bolitas, o pelego, e o celular que veio de um doador de Brasília, mais cestas básicas, medicação para o cavalo, orientação de veterinários”, contou Tatiane Calderaro Lucki, asssitente social da Aesca, em entrevista ao SóNotíciaBoa.
A Aesca é a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), que Pedro frequenta no turno inverso aos estudos.
“As crianças pediram inúmeras coisas, como roupas, tênis, brinquedos, mochilas e materiais escolares diversos. No entanto, a carta do Pedro não pedia presentes, mas sim materiais para atender às necessidades da sua família e do seu cavalinho”, contou a recreadora Roriane Peres Chagas, que recebeu a cartinha na Aesca.
História
Desde que a mãe partiu, Pedro Zilch divide as responsabilidades da casa onde mora com o pai Isidor Renê Zilch e os irmãos Isidor filho de 7 anos, e Mateus, de 14.
Eles vivem no Loteamento Beckenkamp, uma área carente que fica em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A casa da família é de madeira e papelão.
O pai dele trabalha colhendo fumo em Passo do Sobrado, e Pedro, além dos afazeres da casa, estuda no terceiro ano na Escola Harmonia.
A cartinha que ele escreveu foi para uma atividade da Aesca, proposta pela empresa Philip Morris, que vai apadrinhar pedidos das crianças neste Natal.
Viralizou
Emocionada com o texto de Pedro, a recreadora Roriane tirou uma foto da cartinha do menino e a repassou aos parentes, que possuem forte ligação com o tradicionalismo.
“Eles se comoveram com os pedidos do Pedro e começaram a encaminhar para vários grupos de WhatsApp, de modo que viralizou”, afirmou.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Beckenkamp, Veridiana Knod da Rocha, disse que a cartinha sensibilizou muita gente.
“Diante da repercussão da carta do Pedro, muitas doações já estão sendo encaminhadas”, comemorou.
O amigo cavalo
O cavalo Gateado é o amigo que ajuda Pedro a sonhar longe da vida difícil que a família tem.
O menino desfila pelas ruas do Loteamento Beckenkamp com o cavalinho de um ano e meio.
E tem tanto cuidado com ele que arranca a grama do chão e dá na boca do animal.
A água para ele também é colocada cuidadosamente em um balde.
“Até mesmo o celular, único objeto de maior valor pedido por ele, tem o objetivo de tirar fotos do Gateado”, lembrou o assistente administrativo da Aesca, André Rocha.
“O protagonismo do Pedro faz parte do trabalho, fazendo dele uma história aqui do local e realçando as ações que são realizadas por nós junto a outras 700 crianças da cidade, a maioria em vulnerabilidade social.”
Para ajudar as crianças que frequentam os serviços de convivência ligue para (51) 3719 5159.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – Com informações do GAZ
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Mega da Virada é lançada e prêmio recorde chega a R$ 850 milhões; veja como jogar
Menina com câncer ganha festa de 15 anos do hospital; vídeo viralizou
Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Brasil lança guia para livrar galinhas de confinamento na indústria hoteleira e de alimentos
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Calendário 2026 dos Bombeiros de Lisboa vai ajudar crianças com câncer; vídeo
Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
5 brasileiros estão ranking dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo, da Time
Brasil terá cirurgia robótica para câncer de próstata no SUS; veja quando começa