Menino órfão pede ao Papai Noel milho para alimentar amigo cavalo e…

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino órfão pede ao Papai Noel milho para alimentar amigo cavalo e…
Pedro Zilch

Um menino órfão de 11 anos, que perdeu a mãe para o câncer no ano passado, fez um pedido diferente e comovente ao Papai Noel. Pedro Zilch, pediu milho para alimentar o grande amigo dele, o cavalinho Gateado.

No texto escrito à mão, Pedro pede dois sacos de milho, um pelego – peça típica dos arreios gaúchos – uma rede de pesca, um saco de ‘bolitas’ e um “telefone de mexer na tela”.

“Os sacos de milho quero dar para o Gateado. O pelego é para poder montar de forma mais fácil, e quero tirar fotos dele com o telefone. O saco de bolitas é para dar ao meu irmãozinho, e a rede de pesca é para ir com o meu pai pescar no açude”, explicou o menino à Gazeta do Sul.

E deu certo. Pedro já teve seus pedidos realizados. “A população se comoveu e o Pedro já ganhou tudo o que ele pediu, o milho, as bolitas, o pelego, e o celular que veio de um doador de Brasília, mais cestas básicas, medicação para o cavalo, orientação de veterinários”, contou Tatiane Calderaro Lucki, asssitente social da Aesca, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

A Aesca é a Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), que Pedro frequenta no turno inverso aos estudos.

“As crianças pediram inúmeras coisas, como roupas, tênis, brinquedos, mochilas e materiais escolares diversos. No entanto, a carta do Pedro não pedia presentes, mas sim materiais para atender às necessidades da sua família e do seu cavalinho”, contou a recreadora Roriane Peres Chagas, que recebeu a cartinha na Aesca.

História

Desde que a mãe partiu, Pedro Zilch divide as responsabilidades da casa onde mora com o pai Isidor Renê Zilch e os irmãos Isidor filho de 7 anos, e Mateus, de 14.

Eles vivem no Loteamento Beckenkamp, uma área carente que fica em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A casa da família é de madeira e papelão.

O pai dele trabalha colhendo fumo em Passo do Sobrado, e Pedro, além dos afazeres da casa, estuda no terceiro ano na Escola Harmonia.

A cartinha que ele escreveu foi para uma atividade da Aesca, proposta pela empresa Philip Morris, que vai apadrinhar pedidos das crianças neste Natal.

Viralizou

Emocionada com o texto de Pedro, a recreadora Roriane tirou uma foto da cartinha do menino e a repassou aos parentes, que possuem forte ligação com o tradicionalismo.

“Eles se comoveram com os pedidos do Pedro e começaram a encaminhar para vários grupos de WhatsApp, de modo que viralizou”, afirmou.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Beckenkamp, Veridiana Knod da Rocha, disse que a cartinha sensibilizou muita gente.

“Diante da repercussão da carta do Pedro, muitas doações já estão sendo encaminhadas”, comemorou.

O amigo cavalo

O cavalo Gateado é o amigo que ajuda Pedro a sonhar longe da vida difícil que a família tem.

O menino desfila pelas ruas do Loteamento Beckenkamp com o cavalinho de um ano e meio.
E tem tanto cuidado com ele que arranca a grama do chão e dá na boca do animal.

A água para ele também é colocada cuidadosamente em um balde.

“Até mesmo o celular, único objeto de maior valor pedido por ele, tem o objetivo de tirar fotos do Gateado”, lembrou o assistente administrativo da Aesca, André Rocha.

“O protagonismo do Pedro faz parte do trabalho, fazendo dele uma história aqui do local e realçando as ações que são realizadas por nós junto a outras 700 crianças da cidade, a maioria em vulnerabilidade social.”

Para ajudar as crianças que frequentam os serviços de convivência ligue para (51) 3719 5159.

Pedro e o amigo Gateado - Foto: Lula Helfer

Pedro e o amigo Gateado – Foto: Lula Helfer

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – Com informações do GAZ

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube