Médicos realizam sonho de paciente: “conhecer o mar”

Médicos de um hospital do Maranhão realizaram o sonho de um paciente, em estado delicado, que nunca tinha visto o mar.
Marcos Antônio Santana Miranda da Silva, de 29 anos está internado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e revelou o desejo dele para a equipe médica.
O sonho foi realizado nesta quinta, 9. O paciente não conteve as lágrimas assim que a maca onde ele estava foi tirada da ambulância e chegou na praia. Além de ver o mar, Marcos teve direito a água de coco, sorvete e o belíssimo pôr-do-sol de São Luís.
Ele pôde ouvir o mar e sentir a brisa marítima. “Eu estou muito feliz! É uma oportunidade única essa que estou tendo. Agora sim posso dizer que realizei o meu sonho”, disse emocionado.
O coordenador de enfermagem da UTI do HCM, Claudionor Pereira Gomes, falou sobre o efeito que um prazer como este tem no tratamento de um paciente.
“Acreditamos que a iniciativa poderia contribuir ao proporcionar um momento de prazer. Às vezes, a gente quer oferecer o que nenhum medicamento faz: o calor humano, compreensão e companhia. O mais importante da vida está nos prazeres mais simples”, afirmou.
A história
Marcos Antônio é de Santa Inês e deu entrada no HCM no dia 3 de janeiro, com quadro de sepse – infeção generalizada – e a investigação médica descobriu que ele também tem uma neoplasia – tipo de tumor – de intestino já em estado avançado.
Ele aproveitou uma troca de plantão para perguntar a uma das enfermeiras se o hospital poderia realizar o sonho dele, de conhecer o mar.
“Eu já tinha vindo a São Luís outras duas vezes, mas não tive a oportunidade de conhecer o mar. Acho que quando eu estiver diante dele a sensação é de que meu coração vai pular pela boca porque a expectativa é grande”, contou.
Força tarefa
A situação era delicada, mas não impossível. A equipe conseguiu autorização do hospital e a presença de um familiar.
Foi montada uma força tarefa com equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicóloga e eles pegaram a estrada.
De acordo com o diretor clínico do HCM e médico de Marcos, Luís Fernando Amorim Ramos Filho, a saída com o paciente foi possível graças ao trabalho conjunto da equipe e da política adotada pela unidade de promover um tratamento humanizado aos pacientes.
“Talvez seja uma oportunidade única esta que estamos possibilitando. Ele é um paciente que precisa ser monitorado constantemente, principalmente quanto à dor. Foi tão bom que até permitimos outros desejos, como tomar água de coco e sorvete”, comentou.
O vídeo da visita foi postado no Instagram da Secretaria de Saúde. Assista aqui.
Com informações da AgênciaDeNotíciasDoMaranhão
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos